Tempo
|
A+ / A-

Volkswagen assume culpa e paga 4 mil milhões de euros

12 jan, 2017 - 02:12

Em causa está o escândalo das emissões de gases nocivos. Marca alemã abre os cordões à bolsa nos Estados Unidos.

A+ / A-

A Volkswagen aceitou declarar-se culpada e pagar mais 4,3 mil milhões de dólares (quatro mil milhões de euros) para encerrar os processos judiciais associados aos motores diesel manipulados, anunciou esta quarta-feira o Departamento de Justiça.

Esta mistura de penalidades civis e criminais vai permitir ao grupo alemão escapar a um processo e soma-se aos 17,5 mil milhões de dólares que este gigante do automóvel já se comprometeu a pagar para cobrir os custos do escândalo, que apareceu à luz do dia em Setembro de 2015, nos Estados Unidos.

O fabricante automóvel, que tem 12 marcas, reconheceu ter participado numa "conspiração" para enganar os clientes e as autoridades norte-americanas, mas também ter feito "obstrução à justiça", ao destruir documentos para dissimular as suas acções, indicou o Departamento, no seu comunicado.

No final de 2015, a VW reconheceu ter equipado 11 milhões das suas viaturas no mundo, das quais 600 mil nos EUA, com um programa informático que reduzia o nível real das emissões de gases nocivos, quando estas eram controladas.

Durante os próximos três anos, o grupo vai estar sob controlo apertado, terá de se submeter ao controlo de um auditor independente e aceitou "cooperar plenamente" com as autoridades para processar os empregados da VW implicados na fraude, garantiu o Departamento de Justiça.

As autoridades norte-americanas também anunciaram a acusação de mais cinco empregados e quadros da empresa, todos residentes na Alemanha, que se acrescenta à feita na segunda-feira e à de um engenheiro do grupo, em Setembro.

Na segunda-feira, o Departamento de Justiça divulgou que a direcção do grupo alemão tinha sido informada do escândalo em meados de 2015, mas decidiu permanecer em silêncio.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Manuel
    18 jan, 2018 Rua dos salgueirinhos n°59 1.centro frente cova gala Figueira da Foz 22:32
    Eu tenho um Volkswagen de 2011 e se tem problemas de imessão de gases e culpa da volkswagen e espero que paguem o erro que cometeram .

Destaques V+