Tempo
|
A+ / A-

​Bruxelas defende julgamento de jihadistas europeus fora da Europa

12 jan, 2017 - 07:30

Relatório revela que dos cerca de cinco mil jihadistas europeus (seis portugueses), perto de 20% terão morrido no campo de batalha e cerca de um terço (1.500) já regressaram ao espaço europeu.

A+ / A-

A União Europeia quer que os jihadistas dos Estados-membros que se juntaram ao autoproclamado Estado Islâmico sejam julgados e cumpram penas na Síria, no Iraque ou noutros países da região, como a Jordânia e o Líbano, evitando que regressem aos países de origem.

A proposta é avançada pelo coordenador de luta anti-terrorista da UE, Gilles de Kerchove, num documento apresentado e discutido no final de Dezembro com os ministros da Administração Interna e da Justiça europeus. Na altura, o jornal espanhol “El Pais” teve acesso ao documento, cujo conteúdo é citado na edição desta quinta-feira do “Diário de Notícias”.

De acordo com a imprensa, Kerchove quer que os julgamentos tenham lugar em tribunais especiais, nos quais peritos internacionais apoiariam os advogados e juízes locais.

Na reunião de Dezembro terá sido divulgado um relatório confidencial que revela que, dos cerca de cinco mil jihadistas europeus (seis dos quais portugueses), perto de 20% terão já morrido no campo de batalha e cerca de um terço (1.500) já regressaram ao espaço europeu.

As autoridades do combate ao terrorismo na UE vêem com muita apreensão o reduzido número de condenações na Europa de jihadistas regressados (45 em 2015) e apelaram a que os sistemas judiciais dos Estados membros promovam a instauração de acusações pelos crimes de genocídio e de crimes contra a humanidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • cd
    13 jan, 2017 x 14:13
    Entraram?! A humanidade está perdida...

Destaques V+