Tempo
|
A+ / A-

Escândalo das emissões. FBI deteve alto executivo da Volkswagen

09 jan, 2017 - 09:38

A marca assumiu ter colocado um software em 11 milhões de automóveis a nível mundial, dos quais 8,5 milhões na Europa.

A+ / A-

Um alto executivo da construtora alemã Volkswagen foi detido pelo FBI, no âmbito do escândalo de manipulação de emissões poluentes. É acusado de conspirar para lesar os Estados Unidos.

A notícia está a se avançada pelo “The New York Times”, que cita fontes ligadas ao processo.

Oliver Schmidt, responsável pela conformidade das regulações da empresa entre 2014 e Março de 2015, é o primeiro detido neste escândalo.

Segundo as acusações, em 2014, Schmidt e outros responsáveis da VW usaram repetidamente explicações técnicas falsas sobre os níveis altos das emissões. Já em 2015, o mesmo executivo reconheceu a existência do alegado kit que permitia falsear os resultados.

Os Estados Unidos garantiram que iriam processar judicialmente a construtora automóvel alemã e as suas marcas de gama alta Audi e Porsche, numa acção que reclama 20 mil milhões de dólares (18,4 mil milhões de euros) de indemnizações.

Várias marcas automóveis ficaram sob suspeita após o escândalo da Volkswagen, que rebentou a 18 de Setembro do ano passado, quando se percebeu que a construtora alemã instalara um kit fraudulento de emissões poluentes nos motores EA 189, usado em modelos a gasóleo da VW e da Audi, que ocultavam os valores reais de poluição gerados por esses motores.

A Volkswagen assumiu ter colocado um software em 11 milhões de automóveis a nível mundial, dos quais 8,5 milhões na Europa.

O escândalo obrigou a multinacional a uma reestruturação, com cortes no pessoal em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luis
    09 jan, 2017 Lisboa 12:01
    Por falar nisso, os carros da Volkswagen ainda vêm martelados?
  • Dr Xico
    09 jan, 2017 Lisboa 11:45
    PAÍSES A SÉRIO levam as coisas a sério. A Alemanha e WV tem se ser condenadas e pagar multas referentes ás vigarices que tem feito e ponto final. Portugal de cócoras e submisso como sempre = ao processo do Iraque com o diplomata que goza desbargadamente com o governo.

Destaques V+