Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Nova vacina vai ser o “último prego no caixão do VIH”?

30 nov, 2016 - 18:23 • Sérgio Costa

Nova vacina contra o VIH será testada esta quarta-feira, véspera do Dia Mundial de Luta contra a Sida, na África do Sul. Em entrevista à Renascença, Pedro Morais, da Abraço, diz que espera para ver, mas afirma que será “fenomenal” “se se demonstrar eficácia de 50/60%”.

A+ / A-

Uma nova vacina contra o VIH será testada esta quarta-feira, véspera do Dia Mundial de Luta contra a Sida, na África do Sul. O novo teste está a ser encarado como o provável mais relevante avanço no combate às infecções por VIH.

O teste será feito na África do Sul e é o primeiro do género em sete anos. O estudo pretende incluir 5.400 homens e mulheres entre os 18 e os 35 anos de idade.

"Se implementada em paralelo com o nosso actual conjunto de ferramentas que deram provas de prevenirem o VIH, uma vacina segura e eficaz pode ser o último prego no caixão do VIH”, afirmou Anthony Fauci, director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, que faz parte do estudo.

“Se se demonstrar esta eficácia de 50/60% [da vacina], já é fenomenal”, diz, em entrevista à Renascença, Pedro Morais, psicólogo clínico da associação Abraço e responsável pelo centro + Abraço que actua na detecção precoce do VIH/sida.

Estamos perante o mais promissor teste dos últimos tempos na procura de uma vacina contra o VIH. Para quem é seropositivo é um factor de esperança ou é apenas mais um anúncio?

Estas notícias geram sempre muita dúvida entre os nossos utentes, as pessoas com infecção, mas esta notícia é um pouco diferente das que têm surgido nos anos anteriores. Não é a apresentação de uma cura, trata-se de uma vacina preventiva para pessoas seronegativas, ou seja, para travar as taxas de incidência enormes que existem naqueles países da África Subsariana.

Contudo, como é óbvio, as pessoas seropositivas e com quem a Abraço lida trazem essas dúvidas e questionam-nos: que notícia é esta? Que vacina é esta? Todos os técnicos que lidam com este tipo de pessoas têm que fazer este trabalho de explicar a importância. Se se demonstrar esta eficácia de 50/60% [da vacina], já é fenomenal.

Mas há sempre receio que seja apenas uma estratégia comercial da indústria farmacêutica.

Sim. Nós já fomos tantas vezes desiludidos que já é difícil acreditarmos sem vermos as provas em si. Contudo, esta vacina já passou por uma fase de testes bastante minuciosa e rigorosa. Só por isso é que agora vão testar em 5.400 pessoas – os testes de segurança e eficácia já foram ultrapassados. Por isso, mal não faz. Só pode trazer coisas boas e é isso que nós aguardamos.

Há um decréscimo, mas Portugal ainda está na cauda da Europa no que diz respeito aos índices de infecção. Que análise faz aos números que têm surgido nos últimos anos em Portugal?

Há duas formas de olhar para estes números. Realmente é fantástico e a tendência a nível europeu é o decréscimo em todo o país da taxa de incidência. Contudo, Portugal, neste decréscimo, vai a passo de caracol, mas [em termos de infecções] estamos só abaixo do Luxemburgo. Claro que depois os países de Leste que ainda não pertencem à UE ainda nos ultrapassam a Estónia e a Letónia.

Temos que perceber por que é que isto está a acontecer no nosso país porque não me parece que os portugueses tenham mais comportamentos de risco do que o resto da Europa.

Mas há um quadro de detecção ainda insuficiente?

Um dos factores apontados como essencial para estes números é a fraca detecção, ou seja, a fraca procura das pessoas do teste e que resulta em diagnósticos tardios. Estima-se, e é uma estimativa com um desvio-padrão pequeno, que existam em Portugal 4 mil pessoas com infecção e não diagnosticadas. São estas pessoas com uma carga vírica descontrolada que aumentam estes números de incidência no nosso país.

Quando falamos de sida falamos também muitas vezes de discriminação. O quadro alterou-se? Como é que um seropositivo é hoje olhado na sociedade e no mercado de trabalho?

Mudar consciências é muito difícil e num país tão tradicional como o nosso. Podemos viver na vanguarda da tecnologia e no discurso de bons cidadãos, mas nas práticas comportamentais não se verifica.

Há pouca procura da realização do teste, porque as pessoas não identificam que o comportamento delas seja de risco ou que se exponha ao risco – ainda acham que é necessário pertencer a grupos de risco [para haver infecção]. Isso já foi uma verdade, mas já há muitos anos que não é – temos a relação heterossexual desprotegida com a maior percentagem de novos casos de infecção. A relação sexual normativa da nossa sociedade é quem mais transmite.

E as entidades patronais olham de lado para quem é seropositivo?

Vão-se fazendo passos pequeninos e já não há esse estigma tão cristalizado. Já tivemos bons “feedbacks” de algumas empresas que até nos chamam para dar algum tipo de formação porque têm uma pessoa infectada na equipa e que optou por partilhar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joan
    26 mai, 2017 Sao Paolo 12:10
    Estou feliz por compartilhar este testemunho com o resto do mundo porque há muitas dúvidas sobre a cura do HIV / Aids, acredito que o milagre que recebi é útil para o mundo e as vítimas do HIV / aids. Meu nome é Joan Hubbell meu e-mail é joanhubbel@gmail.com o herbalist que me curou do e-mail do vírus é odincurahiv@gmail.com Eu morei com esta doença mortal por mais de um ano, meu marido descobriu que ambos seropositivos porque ele Foi testado positivo. Nós tentamos por todos os meios para viver nossas vidas usando drogas anti retro viral, apesar disso, sempre fomos infelizes, até que nós tropeçamos em cima desta herbalist poderoso que retratou healing. No início, estávamos duvidosos, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa, porque não estávamos confortáveis ​​com o uso de antivirais e pedir algumas das ervas enviado para nós, e algumas semanas após a conclusão do processo, fomos Fazer o nosso teste depois de tomar as ervas por algumas semanas, estávamos cheios de alegria por causa dos resultados que temos de nosso médico de família. A taxa de vírus no corpo dentro de algumas semanas tinha caído, estávamos completamente curado. O herbalista explicou que ele não publicou para o mundo porque ele tinha sido recusado muitas vezes em 2011, pela equipe de pesquisa internacional, porque ele usa um tradicional (Ritual) meios para curar os pacientes. A coisa mais importante é para você ser curado e livre do vírus Evil, você pode contatá-lo por e-mail odincurahiv@gmail.com

Destaques V+