Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump contra “golpe” da recontagem

26 nov, 2016 - 21:34

Jill Stein quer recontar os votos em três estados.

A+ / A-

O Presidente eleito Donald Trump classifica de “golpe” a iniciativa de Jill Stein, candidata presidencial do partido Verde, para a recontagem de votos no estado do Wisconsin.

"O povo exprimiu-se e esta eleição está terminada", reagiu Donald Trump em comunicado.

"Como Hillary Clinton referiu na noite das eleições ao reconhecer [a minha vitória] e ao felicitar-me, 'Devemos aceitar este resultado e olhar para o futuro'", prosseguiu.

A candidata ecologista Jill Stein submeteu oficialmente na sexta-feira um pedido de recontagem dos votos da eleição presidencial em Wisconsin, após ter recolhido milhões de dólares para financiar o seu pedido. Pretende ainda exigir uma nova recontagem na Pensilvânia e no Michigan, dois outros estados muito disputados e onde Trump também venceu.

Segundo Jill Stein, os peritos eleitorais recensearam nestes três estados "'anomalias estatísticas' que suscitam inquietações".

A equipa de Hillary Clinton anunciou este sábado que vai participar na nova contagem de votos no Wisconsin, apesar de sublinhar que não detectou irregularidades.

"Por não termos tendo detectado provas suficientes de fraude ou de tentativas vindas do exterior para modificar a tecnologia disponibilizada para o voto, não prevíamos utilizar essa possibilidade", explicou Marc Erik Elias, um advogado que trabalha para a equipa de campanha de Hillary Clinton.

"Mas agora que foi desencadeada uma nova contagem no Wisconsin, contamos participar para assegurar que o processo vai decorrer de forma justa para todas as partes", prosseguiu.

O presidente eleito venceu nestes três estados com 100 mil votos de vantagem: cerca de 20 mil votos no Wisconsin, 70 mil na Pensilvânia e 10 mil no Michigan, e apesar de os resultados oficiais neste último estado do norte, com os seus 16 grandes eleitores, ainda não terem sido proclamados.

De acordo com o escrutínio universal indirecto, o republicano venceu com 290 grandes eleitores contra 232 para Hillary Clinton, num total de 538 para os 50 estados norte-americanos e a capital Washington.

Em termos de votos populares, Clinton recolheu mais dois milhões de votos que Donald Trump.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Botelho
    27 nov, 2016 Lisboa 21:40
    Se a recontagem ditar Hillary como vencedora haverá guerra civil.
  • fanã
    27 nov, 2016 aveiro 18:48
    Lembrem-se........." se não for eleito não aceito o resultado " . Triste individuo !
  • rosinda
    27 nov, 2016 palmela 15:32
    As eleicoes americanas provaram que a comunicacao social a cada dia que passa tem menos credito!
  • alguém
    27 nov, 2016 c. 14:28
    Só o povo americano é que perde por ter este personagem como presidente.
  • Luis Santos
    27 nov, 2016 Almada 11:49
    Então deixa lá fazer a recontagem dos votos para o povo ver o "golpe"! Ou estás com medo de alguma coisa?
  • F. Amaral
    27 nov, 2016 Lisboa 09:07
    Da mesma forma que disse só reconhecer o resultado eleitoral se vencesse as eleições, não admira que agora seja contra a recontagem. Pelo menos neste ponto mantém a coerência!...
  • Joao Magalhaes
    27 nov, 2016 Lisboa 09:06
    Bem . lá vão eles com a democracia, eles dizem que pode ter havido problemas mas nós vimos como eles reagiram à derrota, certamente estão a tentar ganhar tempo para falsear a contagem dos votos. Também podemos ver assim correcto? Ou porque somos anti-Trump só vemos um lado da moeda? Provavelmente os perdedores querem aldrabar a contagem, visto que a azia foi enorme.
  • Goncalo
    27 nov, 2016 08:51
    Para se recusar a recontar os votos deve ter havido fraude
  • carlos
    27 nov, 2016 Lx 08:10
    Mas nao era este que disse que se perdesse nao reconhecia os resultados? Qusl é o problema agora?
  • Nuno
    27 nov, 2016 Ilhavo 07:52
    O sistema eleitoral nos USA nunca ofereceu credibilidade. Substituir o voto direto e universal, bem simples, por um colégio de grandes eleitores, pretende adiar e alterar resultados, se necessário e possível.. Al Gore já sofreu uma derrota para Bush com esta marosca, Teve mais votos, mas perdeu para Bush sem que a recontagem na Florida conseguisse chegar ao fim... Esta democracia nos USA não ofrece garantias, e só as elites acreditam nelas porque lhes convém....

Destaques V+