Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tailândia reporta 33 novos casos de vírus Zika

16 nov, 2016 - 12:19

O aumento do surto coincide com a deslocação de milhares de tailandeses a Banguecoque após a morte do rei Bhumibol Adulyadej.

A+ / A-

Foram confirmados 33 novos casos de vírus Zika na Tailândia, avança a Reuters. Os órgãos oficiais apelam aos grupos de maior risco, como grávidas e idosos, a participarem nas campanhas de rastreio.

“Confirmamos a existência 33 novos casos [com vírus Zika] na semana passada e detectamos que este vírus incide sobre duas províncias distantes da capital”, disse o ministro da Saúde Pública tailandês Suwannachai Wattanayingcharoenchai.

O aumento da propagação do vírus coincidiu com a deslocação de milhares de tailandeses à capital de Banguecoque para participarem nas actividades nacionais dedicadas à morte do rei Bhumibol Adulyadej, que faleceu no mês passado. O ministro reforçou que os alertas sobre saúde no país estão, neste momento, a ser dirigidos aos turistas.

“Este é um período de movimento [para o país] com as pessoas vindas de outras províncias a chegarem à capital. Temos que os lembram que o vírus Zika é uma doença silenciosa e algumas pessoas nem chegam sequer a diagnosticar os sintomas”, acrescentou o ministro da saúde.

A Tailândia, primeiro país do sudeste da Ásia a diagnosticar em Setembro uma ligação entre o vírus Zika e a microcefalia, registou, desde Janeiro, 680 novos utentes infectados.

Em Singapura o surto ainda continua a disseminar-se, tendo sido apontados 450 casos apenas este ano. No Brasil, os números de microcefalia causados pelo vírus já chegam aos 1900.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+