Tempo
|
A+ / A-

Papa. Há uma "grave responsabilidade ética e moral” de combater as alterações climáticas

15 nov, 2016 - 12:53 • Ecclesia

Francisco pede “resposta colectiva responsável” sobre as mudanças no clima e o aquecimento global.

A+ / A-

O Papa apela a uma “resposta colectiva responsável” sobre as mudanças no clima e o aquecimento global. O apelo de Francisco consta de uma mensagem enviada à 22.ª Cimeira da ONU sobre Alterações Climáticas (COP22), que decorre na cidade marroquina de Marraquexe,

A missiva foi divulgada esta terça-feira pela sala de imprensa da Santa Sé e é dirigida ao ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, que preside à conferência, em curso até esta sexta-feira.

Francisco alude à “grave responsabilidade ética e moral” de agir “sem demoras” para travar a degradação ambiental e enfrentar os efeitos das alterações climáticas, evitando “pressões políticas e económicas” em sentido contrário.

A mensagem saúda a entrada em vigor do Acordo de Paris, fruto da COP21, em 2015, realçando que “a acção individual e/ou nacional não é suficiente” perante temáticas tão complexas.

O Papa fala num “impacto preocupante” das mudanças climáticas, em particular nas populações mais pobres e nas “gerações futuras”.

Em relação à implementação do acordo, o Papa defende que não bastam “soluções técnicas”, pelo que pede um compromisso político para tomar as medidas necessárias, levando em consideração “os aspectos éticos e sociais”.

Alerta de DiCaprio sobre o clima disponível "em todo o lado"
Alerta de DiCaprio sobre o clima disponível "em todo o lado"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    15 nov, 2016 Portugal 13:09
    A erupção de um vulcão altera o clima, e isso já foi provado, é certo que os gazes lançados para a atmosfera por carros, aviões, fábricas, também contribuem. O que este Senhor quer? que andemos de cavalo e ponhamos tampões nos vulcões? Esperemos por esse milagre.

Destaques V+