Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

De “sinal positivo” a prudência e cautela. As reacções ao chumbo húngaro da proposta anti-refugiados

08 nov, 2016 - 17:37

Orbán vê a proposta anti-refugiados chumbada. As reacções são de optimismo e surpresa, mas acompanhadas de muita cautela.

A+ / A-

O presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), Rui Marques, não tem dúvidas: o chumbo do parlamento húngaro à proposta anti-refugiados deve ser vista “com algum optimismo” mas sem que se percam as “razões de preocupação”. Apesar de tudo, o presidente da PAR não deixa de recordar que se trata de “um sinal positivo num quadro alarmante”.

Perspectiva semelhante tem a presidente do Conselho Português para os Refugiados. Teresa Tito Morais recorda, em declarações à Renascença, que “infelizmente, a Hungria habituou-nos a ter intervenções políticas fechadas” e, por isso, não pode deixar de considerar a decisão “surpreendente” quando comparada com a decisão de “construir muros e vedações para impedir a livre circulação de pessoas”.

Já o porta-voz do alto comissariado da ONU, Erno Simon, para os refugiados na Hungria é mais comedido. Em declarações à Renascença, o porta-voz relembra que “Orbán deu a entender que poderá dar uma segunda oportunidade para mudanças na constituição que permitam rejeitar o acolhimento de refugiados no país”.

Simon admite por isso que a constituição pode ser mesmo alterada numa segunda tentativa. Para isso basta que o partido anti-imigração Jobbik vote favoravelmente a proposta de Viktor Orbán.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+