Tempo
|
A+ / A-

Trump quer “castigar” empresas que deslocalizem

05 nov, 2016 - 22:21

Candidato insiste que os acordos comerciais não beneficiam os Estados Unidos e devem ser renegociados para que os norte-americanos sejam os favorecidos.

A+ / A-

O candidato republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump, garante que vai criar uma taxa de 35% para as empresas norte-americanas que despeçam trabalhadores para deslocalizar a produção para o estrangeiro.

Trump revelou esta proposta em comícios em Tampa (Florida) e Willmington (Carolina do Norte), estados que tenta ganhar para alcançar a vitória nas eleições presidenciais da próxima terça-feira, em que enfrenta a democrata Hillary Clinton.

"O roubo da prosperidade nos Estados Unidos vai acabar de forma efectiva e rápida", assegurou o candidato, em Tampa.

"Se uma empresa despede os seus trabalhadores e se vai para outro país para depois enviar os seus produtos para os Estados Unidos, faremos pagar um imposto de 35%", explicou Trump, que reiterou a sua mensagem num comício na Carolina do Norte.

Trump baseou a sua campanha num discurso proteccionista contra pactos comerciais como o Tratado de Livre Comércio da América do Norte ou o Acordo de Cooperação Transpacífico, alegando que representam perdas de empregos.

Segundo o republicano, os acordos comerciais não beneficiam os Estados Unidos e devem ser renegociados para que os norte-americanos sejam os favorecidos.

O candidato promete ressuscitar os empregos de mão-de-obra que, com o desenvolvimento tecnológico e a globalização, perderam-se e deram lugar a outros tipos de perfis laborais.

Trump defende políticas fiscais que, na sua opinião, devolverão empregos aos Estados Unidos, começando com uma descida dos impostos de 35 a 15%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+