Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Obama volta a criticar Trump. “Não está qualificado"

04 nov, 2016 - 22:44

Eleições norte-americanas realizam-se a 8 de Novembro.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, diz que o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, viola os valores norte-americanos e "não está qualificado" para assumir a presidência.

Obama viajou até Fayetteville (Carolina do Norte), pedindo aos cidadãos que vão votar na próxima terça-feira, numa altura em que se realizam comícios em estados que podem ser determinantes para a escolha do próximo presidente dos Estados Unidos.

Numa referência a Trump, Obama disse: "Não podemos ter um Presidente que todos os dias parece violar os valores básicos" que os norte-americanos "ensinam aos seus filhos" e em relação a quem Trump tem falhado tantas vezes que "se tornou algo normal".

"O meu nome pode não estar no boletim de voto, mas tudo por aquilo que eu trabalhei está lá: justiça, igualdade, empregos. Não escolham o medo, escolham a esperança", pediu Obama, que voltou a arrastar multidões na recta final para as eleições presidenciais, e que conta com melhores índices de popularidade que a candidata democrata, Hillary Clinton, por quem fez campanha.

Na opinião do Presidente, Trump não tem qualquer qualificação para o cargo, mas avisou os eleitores da Carolina do Norte que estão "totalmente qualificados de sair para votar e evitar que [Trump] chegue à Casa Branca".

Trump ganhou terreno nas últimas sondagens na Carolina do Norte, onde está ligeiramente á frente de Clinton.

Se o republicano vencer neste estado, cresceriam consideravelmente as suas possibilidades de alcançar os 270 votos eleitorais (de um total de 538) necessários para alcançar a presidência.

Ainda assim, teria de conquistar à sua rival todos os outros lugares competitivos e arrebatar inesperadamente algum estado tradicionalmente democrata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Irra........
    06 nov, 2016 Porto 02:18
    Que ganhe quem ganhar. Só depois é que todos podem dizer alguma coisa. Contudo a pessoa mais moderada na linguagem tem sido uma mulher. Quanto ao outro candidato. Sem comentários. A realidade linguística fala por ele.
  • irra........
    06 nov, 2016 porto 02:15
    Madala Obama se está no lugar que está foi por escolha da maioria dos americanos. Trump não é qualificado e talvez seja verdade, talvez ele seja bom a gerir negócios, agora quanto a politica, enfim. Depois daqui por algum tempo se ele for eleito venha aqui comentar, sempre gostava de ver a sua opinião. O que se tem visto ataca os demais, e não é só a concorrente dele. Nos comícios dele ai de alguém que tenha ideias diferentes das dele, este é do tipo. Eu posso quero e mando. dia 8 os americanos se estiverem de plena consciência no que vão fazer, esses é que vão dizer NÓS É QUE MANDÁMOS. Nós aqui também temos muitos que nos prometem tudo, Na hora da verdade, pimba. depois temos os portugueses a quererem tirá-los do poder, porque já não servem, vem outros com a mesma história, promessas e mais promessa e o zé vai na conversa depois vira o disco e toca o mesmo. Pois é. Isto é assim em todo o lado. Nos states, o que se vê é tentativas e muitas, mais do trump de tentar derrubar por TODOS os meios a sua oponente. As tvs mostraram sempre muitas situações, não foi uma. Ultimamente, veio com o caso dos mails, outras enfim, nem se comenta. E se ele faz isso porque não deverá ser pago na mesma moeda. será isto fazer campanha. Lá ninguém está a fazer campanha. Só se vê ataques e mais ataques, vão buscar factos que a serem vindo a publico era depois das eleições. Será o Trump santo. Ele não foi considerado santo. Abram os olhos o que eles querem todos é ir para lá.
  • irra........
    06 nov, 2016 Porto 01:58
    Amadeu Lisboa Uma coisa concordo, ele vai sair, nem se devia estar a preocupar-se, contudo vejo aqui muitos comentadores também que não estão nos States, e estão muito preocupados. Agora dizem todos podemos dar a nossa opinião. Pois claro e acho bem, então porque será que o Sr. Obama não pode dar a dele.
  • irra......
    06 nov, 2016 Porto 01:55
    António Não precisa de politica. Então que está ele a fazer ao candidatar-se. O que se vê é que ele está obcecado e mentalizado que tem que ganhar de qualquer maneira nem que para isso tenha que fazer jogo sujo. Então qual o interesse dele. Atacado e difamado. Onde viu isso. certamente não vê tv. Ele farta-se todos os dias de atacar, caluniar, e não só, mulheres, militares, etc,etc, uma pura falta de respeito depois ele está à espera de quê, que os demais fiquem de braços cruzados, enquanto ele profere barbaridades pela boca fora. Pois o que ele quer é a lei dele e só isso. Será isso o quê democracia, não será mais ditador. pense antes de comentar.
  • irra.........
    06 nov, 2016 Porto 01:48
    FRANCISCO PEREIRA LEIA O ARTIGO- LEIA ISTO Obama viajou até Fayetteville (Carolina do Norte), pedindo aos cidadãos que vão votar na próxima terça-feira, numa altura em que se realizam comícios em estados que podem ser determinantes para a escolha do próximo presidente dos Estados Unidos.
  • Irra......
    06 nov, 2016 Porto 01:44
    A mim dá-me a impressão que determinadas vedetas inteligentes que metem aqui certos comentários contra o que o actual dente disse, mais parece que lhes afectou alguma coisa. Acaso alguém sabe o que se passa para vir comentar. perguntem diretamente a muitos americanos e depois vejam. E mais para falarmos sobre certos assuntos, primeiro devemos de estar inteirados do que se passa para podermos ter uma opinião baseada na realidade e não por aquilo que se vê só nas tvs. Um candidato tem defeitos, o outro também os tem. Qual deles o melhor. Isso só vai caber aos americanos e a mais ninguém. Quanto ao sr. Obama, na altura onde estava a concorrência, porque será que esse trump não se candidatou antes, e os escândalos que foram noticiados nas tvs, agora que ele faz jogo sujo para tentar chegar lá a cima, isso ninguém esteja com duvidas. Lógico manda-se alguém abaixo antes que me mandem a mim. Este é sempre o lema de pessoas sem escrúpulos. Tudo que seja para mudar a cabeça de ignorantes tudo serve. Pois em terra de cegos quem tem olho é rei. Sempre quero ver alguns comentaristas de meia tijela depois a virem comentar caso vença as eleições. Mas o que é certo o dinheiro não é cultura nem sabedoria. Emprega muita gente. Pois talvez a melhor se calhar seria, explora muita gente, ora toma dez e dás-me 40. Será isto o quê. Contem quantos estão ricos à custa dele. A ganhar que ganhe a Senhora Hillary. Cada um tem a sua opinião. Mas é tempo de todos abrirem os olhos.
  • FRANCISCO PEREIRA
    05 nov, 2016 VILAR DE ANDORINHO 10:11
    Não entendo o interesse que ele tem na vitória dela. Ou pretende, por razões que desconheço, que ele não vença ? Provalvelmente será o mais lógico. CALÁ-LO ....
  • António
    05 nov, 2016 Lourinhã 10:00
    Quem é este homem para dizer que não está qualificado ? Um homem que construiu um império que emprega milhares de pessoas e gera riqueza na América e no mundo não está qualificado ? O Sr Trump não precisa da politica para nada, é muito rico. Por isso é atacado e difamado todos os dias pelo "sistema". Certamente quem não está, nem nunca esteve qualificado, e deixou "obra" feita disso, é o sr Hussein Obama que nunca passou de um comum advogado antes de vir para a política. Esta história que nos "contam " está toda errada !
  • Amadeu Lisboa
    05 nov, 2016 A-dos- Cunhados 09:16
    O Sr Obama não devia envolver-se na campanha eleitoral. mostra,assim, que está a tentar perpetuar a sua linha politica no poder. A sua afirmação "não está qualificado" é boçal!
  • Francisco
    05 nov, 2016 Tomar 09:00
    Que credibilidade tem Obama para vir dizer, agora, que Trump "não é qualificado", quando disse o mesmo de Hillary, na altura em que estava a concorrer contra ela ? Para ser coerente, Obama, já que foi desbocado e imprudente em 2008, devia, ou ter apoiado Bernie Sanders ou estar agora em silêncio.

Destaques V+