Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Colômbia admite novo acordo sem referendo

29 out, 2016 - 01:18 • Eunice Lourenço , em Cartagena das Índias

Juan Manuel Santos admitiu que chorou na noite do referendo, mas acredita que há uma oportunidade para melhorar o processo de paz.

A+ / A-

O Presidente da Colômbia e Premio Nobel da Paz acredita que vai chegar a um novo acordo de paz para o seu país, mas admite não o levar a referendo.

"O que quero é a união do país. Depois de conseguido o acordo, vamos verbo caminho que menos polarize", afirmou Juan Manuel Santos, no encerramento do encontro empresarial, em que também participaram os presidentes de Portugal, Peru, México e Chile.

Santos reconheceu que chorou na noite do referendo que chumbou o seu acordo com as FARC, mas logo se tornou optimista e viu uma oportunidade de aproveitar o processo para melhorar o encontro.

"Não há mal que não venha por bem", afirmou o Presidente colombiano que partiu então para "um grande diálogo nacional", sobretudo com os promotores do "não" ao acordo e, pela primeira vez em mais de cinco anos, reuniu-se com o seu antecessor, Álvaro Uribe.

Agora, continuou, é preciso "procurar o maior consenso possível porque o tempo conspira contra o processo" e o cessar-fogo "é muito frágil". Santos explicou como teve de clarificar alguns temas do acordo que levaram a percepções erradas e levaram a que mesmo as igrejas evangélicas e alguns sectores da Igreja católica se opusessem ao acordo.

"Acredito que vamos chegar a um novo acordo melhor e com mais legitimidade", afirmou o Presidente da Colômbia, lembrando que nem as FARC nem a oposição querem um novo referendo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+