Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU aprova inquérito independente a crimes de guerra em Alepo

21 out, 2016 - 17:02

O alto representante das Nações Unidas classificou os bombardeamentos em Alepo como um crime de guerra de "proporções históricas".

A+ / A-

O Conselho das Nações Unidas para os Direitos Humanos aprovou esta sexta-feira a abertura de um inquérito independente aos alegados crimes de guerra cometidos em Alepo, na Síria.

A decisão foi tomada numa reunião que decorre em Genebra, avança a agência Reuters.

O alto representante das Nações Unidas classificou os bombardeamentos em Alepo como um crime de guerra de proporções históricas.

“Os ataques aéreos indiscriminados em toda a parte oriental de Alepo, pelas forças do Governo e os seus aliados, são responsáveis pela grande maioria das mortes de civis e estas violações constituem um crime de guerra de proporções históricas”, declarou Zeid Ra'ad al Hussein.

Para o responsável, se estas acções “estão a ser conscientemente cometidas como parte de um ataque generalizado ou sistemático contra a população civil, constituem crimes contra toda a Humanidade”.

“A falha colectiva da comunidade internacional para proteger os civis e deter o derramamento de sangue deve pesar nas consciências de cada um de nós. Não só violam todas as normas dos direitos humanos como, para nossa desonra, obrigam os nossos filhos e as gerações futuras a suportarem este custo tão pesado”, sublinha o alto representante das Nações Unidas para os direitos humanos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    21 out, 2016 Cacém 23:35
    É interessante verificar que os 10 000 mortos no Iémen não provocaram nenhum protesto. As centenas de milhar de vitimas provocadas pelos grupos radicais sunitas ( hoje "filiados" no EI ou na Frente al-Nusra ) disso também não se fala. Evidentemente que o "Alto Responsável pelos Direitos Humanos da ONU" é um Príncipe Jordano sunita, inimigo do presidente Assad da Síria e esta a fazer o seu papel.
  • Manuel Alfredo
    21 out, 2016 La Chaux de Fonds 21:09
    e entao os terroristas que os americanos apoiam juntamente com katar,kueity.somàlia, dubay que matam civis,crianças,mulheres.homens familias completas.sao crimes do quê?E quantos civis os amaricanos mataram no iraque,no afneguistao...etc.ONU so fala destes crimes de guerra porque os amaricanos nao estao là.actualmente os amaricanos sao os torroristas sem face
  • Os fantoches
    21 out, 2016 lisboa 20:27
    Claro que aprova..a ONU só tem é que obedecer ao patrão Americano e seus lacaios.
  • Madala
    21 out, 2016 Évora 19:38
    A onu ao lado das americanisses.... a caminho da 3° guerra?
  • Yaca
    21 out, 2016 Damaia 19:25
    Com que então independente! Mas quando é que houve um inquérito independente na ONU.
  • vc
    21 out, 2016 vc 18:45
    Nunca se fiscaliza nada feito pelos USA e UE|
  • JP
    21 out, 2016 Boavista 18:00
    O que vão fazer invadir a Rússia para prender o Putin. Deixem-se de tretas e de massajar o ego ao acéfalos que acreditam na Reuters única agência credível neste mundo. Já agora a Reuters já noticiou que a South African deu um pontapé no TPI o tribunal que condena os fracos e permite que os fortes (USA) possa cometer todos os crimes sem que este tribunal actue faz parte do acordo para a existência deste pseudo tribunal.

Destaques V+