Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU

Bombardeamentos em Alepo são "crimes de proporções históricas”

21 out, 2016 - 14:09 • Marta Grosso com agências

Rússia é o alvo de todas as críticas. Ofensiva na cidade síria de Alepo já causou 400 mortos, 100 dos quais crianças. “Não é uma simples tragédia”.

A+ / A-

Os bombardeamentos em Alepo, na Síria, constituem “crimes de proporções históricas”, defendeu esta sexta-feira o alto representante das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Na reunião convocada especialmente para debater a actual situação na Síria, Zeid Ra'ad al Hussein apelou ao Conselho de Segurança que aprove uma resolução que permita que o caso possa seguir para o Tribunal Internacional de Crimes de Guerra.

O responsável não mencionou a Rússia – cujos aviões de guerra, em conjunto com a Força Aérea síria, têm levado a cabo vários ataques aéreos contra a zona de Alepo onde se encontram os rebeldes –, mas a mensagem ficou clara.

“Grupos da oposição armados continuam a lançar morteiros e outros projecteis para zonas civis da região oeste de Alepo, mas os bombardeamentos indiscriminados sobre a região leste da cidade, levados a cabo pelas forças do Governo e pelos seus aliados são responsáveis pela esmagadora maioria das mortes de civis”, afirmou Zeid Ra'ad al Hussein perante os membros do Conselho da ONU para os Direitos Humanos.

“As violações e abusos infligidos à população síria por todo o país, incluindo o assalto e bombardeamentos a Alepo, não são simples tragédias. Constituem crimes de proporções históricas”, afirmou.

"Ela gritava, podia ser minha filha". Capacetes Brancos salvam menina de cinco anos em Alepo
"Ela gritava, podia ser minha filha". Capacetes Brancos salvam menina de cinco anos em Alepo

Hospitais bombardeados

Posição idêntica foi defendida pelo representante britânico, Tobias Ellwood, que não se coibiu de apontar o dedo a Moscovo.

“Hospitais têm sido repetidamente bombardeados, centenas de civis – muitos deles crianças – têm sido mortos desde que o regime de Assad e os seus aliados russos lançaram o assalto a Alepo. Rússia, vocês estão a piorar a situação e não a resolvem”, acusou.

“Recentemente, os membros do Conselho de Segurança tentaram tomar acções no sentido de apoio o povo sírio, mas foram bloqueados pela Rússia, que, uma vez mais, exerceu o seu direito de veto. Isto é uma vergonha. Não é esta a acção ou a liderança que devemos esperar de uma nação que integra o grupo dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança”, condenou também.

De acordo com o representante norte-americano, Ted Allegra, o assalto a Alepo já matou 400 pessoas, incluindo 100 crianças. “Estes actos chocantes imploram por uma investigação apropriada e pela responsabilização daqueles que os cometem”, defendeu.

Sofrimento de civis em Alepo é “inaceitável”, diz Papa Francisco
Sofrimento de civis em Alepo é “inaceitável”, diz Papa Francisco

O embaixador da Ucrânia, Yurii Klymenko, comparou a situação com o que se passou na capital tchetchena. “Estamos a assistir a uma nova Grozny”.

Da parte da Rússia, o diplomata Alexey Borodavkin acusou o Reino Unido e os seus aliados de “tentar proteger os terroristas, permitindo-lhes que se reagrupem e mantenham os seus actos bárbaros”.

Durante o cessar-fogo de 11 horas em Alepo, acusou, os aliados permitiram que “civis e rebeldes deixassem a cidade”.

Por fim, o presidente da comissão de inquérito das Nações Unidas para a Síria, Paulo Pinheiro, garantiu o grupo vai continuar atento aos crimes de guerra cometidos em Alepo e apelou ao Presidente Sírio, Bashar al-Assad, que providencie informações sobre as violações cometidas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Madala
    21 out, 2016 Évora 20:34
    Vamos ver o que vai acontecer em Mossul....aí todo o mundo vai ficar calado. Nestes ataques infelizmente há sempre os chamados danos colaterais, entre eles a morte de civis. Há muita hipocrisia nos políticos e também na Onu.
  • JR
    21 out, 2016 Sintra 18:46
    Bombardear Mossul.... maravilhoso. Bombardear Allepo.... crime internacional. No Iraque os do ISIS são terroristas, mas se passarem para a Síria são rebeldes. Se matarem civis, no Iraque ninguém sabe nada, na Síria saiu em todos os jornais e TVs. No Iraque é banal, na Síria crime histórico. Alguém sabe dizer porquê????? Eu sei... todos sabemos...
  • Andre
    21 out, 2016 Lisboa 18:28
    Mafurra ter conhecimento do que diz fazia melhor figura,1º a Russia esta a menos de 1 ano na Síria (a Al Qaeda/Isis) apoiados pelos EUA e aliados mais os rebeldes estão a atacar já á 5 anos, 2º a Russia não invadiu a Síria, a Síria pediu ajuda a Russia, sendo estes o único pais com direito a estar dentro da Síria a combater pois foi a pedido do governo, ao contrario dos mercenários e soldados dos EUA,UK etc que se encontram por la ilegalmente violando leis internacionais...3ºé claro que os EUA são imperialistas, atacar países indiscriminadamente sem razão para tal significa isso ou então significa extremismo ao nível Nazi pois não se pode atacar países só porque apetece como Iraque, Libia etc...assim como fazer derrubar governos só porque nao se submetem aos EUA...como a Hilary diz "Chegamos,Vimos, eles Morrem"...se isto não é imperialismo e fascismo não sei o que sera...
  • NunoR
    21 out, 2016 Braga 17:47
    A Rússia foi para a Síria antes de o ISIS se infiltrar nos rebeldes?! Deve a dar muito distraído, ou então tire as palas. Quando a Rússia entrou no conflito já o ISIS controlava um vasto território no Iraque e na síria e mesmo com os bombardeamentos dos EUA e companhia continuavam a ganhar terreno. E que rebeldes fala? O estado islâmico e o braço armado da al-queda na Síria são quem controla a maioria do território "livre" na Síria, rebeldes moderados e alternativas credíveis ao "regime" praticamente não existem no terreno. E num só ataque a um funeral pelos nossos "Amigos" foram mortos quase metade das pessoas que a notícia diz terem sido mortos em Alepo, onde estão as constantes notícias e a indignação das pessoas aqui no "mundo livre"?! De um lado e do outro é só hipocritas!!!
  • amarte
    21 out, 2016 portugal 17:44
    Comecemos assim, qualquer guerra é triste e desnecessária. A guerra acompanha o Homem à milhares de anos, isto é apenas mais um episódio de uma serie, que jamais terá fim. Quando, um dia, cada um de nós conseguir enterrar o ódio por outro ser, ai sim talvez haja um inicio do fim da "Guerra" e possamos viver num mundo de Paz. E nessa altura, em que, se viva em paz, deixem de existir noticias diárias sobre qualquer conflito no mundo. E Que até o nosso Mundo estamos a destruir.
  • Só ares
    21 out, 2016 Lx 17:42
    Mais do mesmo jornalismo tendencioso em que mostra só um lado do conflito não permitindo tomar um juízo sobre um assunto imparcialmente ou sequer ter uma visão correcta e objectiva do conflito
  • JR
    21 out, 2016 Sintra 17:40
    Há uma grande desinformação das pessoas pelos média, assim como uma campanha deliberada contra a Rússia e a favor dos terroristas. Nunca se fala no número de mortos civis provocados pelo EI e outros terroristas em Allepo, nunca. Isso é nojento e em favor do terrorismo. Quem não sabe pensa que a cidade de Allepo está cercada, mentira total. Só os bairros da zona leste da cidade, bastião dos terroristas, se encontram cercados (uma pequena parte da cidade). Nunca se fala dos bombardeamentos dos terroristas sobre a zona oeste da cidade e as mortes civis, nunca. Os média são uma farsa e estão jogar o papel dos EUA/Israel na defesa dos terroristas na Síria. É uma vergonha infame na qual a RR deliberadamente ou não, colabora...
  • Portugal
    21 out, 2016 Portugal 17:23
    É o que espera a Europa Ocidental quando os tanques e a aviação russa atacarem o ocidente. Foi sempre ambição da Rússia colocar a Europa sob o seu jugo. Só a grande nação de além mar tem travado as ambições russas. É uma questão de tempo, até os russos o tentarem de novo. Riam-se.
  • appono astos
    21 out, 2016 terra 17:02
    As guerras de israhell, basta pesquisar por yinon plan, qualquer idiota fica logo a perceber o que se passa...
  • Jose Guedes
    21 out, 2016 Abrantes 17:01
    Quem manda os países ocidentais apoiar e armar grupos terroristas? É de lamentar o sofrimento e perca de vidas, ninguém passa ao lado desta tragédia, mas não fujam os países ocidentais das suas responsabilidades. A guerra na Síria está a servir os interesses dos americanos e seus aliados Israelitas. OU NÃO?????

Destaques V+