Tempo
|
A+ / A-

Presidente das Filipinas anuncia “separação” dos EUA

20 out, 2016 - 22:58

Rodrigo Duterte quer fazer uma frente unida com a China e a Rússia.

A+ / A-

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou a “separação” dos Estados Unidos e a reaproximação à China, depois de ter acordado com Pequim o início de conversações para resolver a disputa do Mar do Sul da China.

Rodrigo Duterte falava esta quinta-feira, em Pequim, num encontro onde esteve presente o vice-presidente chinês, Zhang Gaoli.

“Neste local, anunciou a minha separação dos Estados Unidos”, declarou o chefe de Estado das Filipinas.

O polémico Presidente disse que está “realinhado ideologicamente” com a China e que pode ir nos próximos tempos à Rússia, conversar com o Presidente Vladimir Putin.

“Vou dizer-lhe que somos três contra o mundo: a China, as Filipinas e a Rússia. É o único caminho”, atirou Rodrigo Duterte.

Durante esta visita de Estado à China, vão ser assinados contratos no valor de mais de 12 mil milhões de euros.

A China e as Filipinas têm mantido nos últimos anos uma acesa disputa sobre o controlo de partes do Mar do Sul da China.

O tribunal internacional de Haia deliberou este ano que a China não tem quaisquer direitos históricos às zonas reclamadas. Mas o novo Presidente filipino vai agora tentar negociar uma solução com as autoridades de Pequim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • demagogo
    21 out, 2016 Santarém 22:50
    Entretanto se as negociações pelo mar do sul saírem frustradas vai de novo virar-se contra a China e depois aliar-se ao Kimzinho da Coreia do Norte.
  • António Costa
    21 out, 2016 Cacém 12:41
    Bem parece que os "nossos amigos" americanos vão economizar mais uns dólares em bases militares nas Filipinas. Agora resta saber as opiniões de Taiwan e do Japão.
  • Nortada41
    21 out, 2016 Porto 00:02
    É no que dá os americanos pensarm que podem mandar em tudo e até podem criticar os assuntos internos de um País soberano , e nem se dao ao trabalho de ver as muitas dezenas de milhar de mortes e delinquência que teem dentro de portas com a banalização do porte de armas e o uso de drogas que destroça a sua sociedade civil.telhados de vidro.

Destaques V+