Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha insiste no referendo para a independência

06 out, 2016 - 21:52

Voto terá de ocorrer até Setembro de 2017, com ou sem o acordo do Estado espanhol.

A+ / A-

O parlamento da Comunidade Autónoma da Catalunha aprovou que o referendo sobre a independência se realize o mais tardar em Setembro de 2017, com ou sem o aval do Estado.

A decisão foi aprovada com os votos dos independentistas da coligação Juntos pelo Sim e da Candidatura de Unidade Popular (CUP, de extrema esquerda), a abstenção do Catalunha Sim, e o não do Partido Socialista da Catalunha (PSC).

Por seu turno, os deputados do Cidadãos e do Partido Popular da Catalunha (PPC) renunciaram ao voto.

A coligação de esquerda Catalunha Pode (que reúne, entre outros, o Podemos), optou pela abstenção como um gesto de abertura para negociar um acordo com o Estado.

A resolução, sustentada por uma maioria absoluta de 72 deputados do Juntos pelo Sim, e o CUP, estabelece que o referendo sobre a independência seja "vinculativo" e celebrado o mais tardar em Setembro do próximo ano, com ou sem acordo do Estado.

Após a mesa do parlamento ter recusado as petições de reconsideração das resoluções soberanistas, os deputados do Cidadãos e do PPC renunciaram o voto destes textos, pois consideram que desenvolvem iniciativas anuladas pelo Tribunal Constitucional.

O PSC, que também tinha pedido à mesa para reconsiderar a admissão a trâmite das resoluções, optou por participar votando contra todas elas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • M & M
    07 out, 2016 Elvas 10:22
    Português que é português tem de apoiar a Catalunha... Independência à Catalunha já!
  • asilva
    07 out, 2016 adelaide 05:38
    Aqui esta o comeco do "pay back" para a Europa por aquilo que tem vindo a "vender" pelo mundo... Aqui comeca o total "desmembramento" da Uniao Europeia... nao ha duvida de que a Inglaterra tem toda a razao para abandonar a U.E.... o mundo esta em total mudanca. Por falar em mudanca , quantos milhoes de "refugiados" recebeu a Coreia do Sul ??? Agora que o "camarada" vai embora seria bom saber o "bom" trabalho que fez ????
  • colonialismo não!
    07 out, 2016 Santarém 00:19
    Força Catalunha!

Destaques V+