Tempo
|
A+ / A-

Presidente das Filipinas pede desculpa aos judeus

02 out, 2016 - 19:05

Rodrigo Duterte comparou-se a Hitler ao afirmar que gostaria de massacrar os milhões de toxicodependentes do país.

A+ / A-

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu desculpa à comunidade judia pelo seu comentário em que se comparou a Adolf Hitler e pôs o holocausto como modelo para a sua campanha contra o narcotráfico.

Duterte afirmou na sexta-feira que "gostava de massacrar" os três milhões de toxicodependentes que existem no país, à semelhança do que o líder nazi fez com milhares de judeus para "salvar a próxima geração da perdição".

"Jamais tive a intenção de denegrir a memória dos seis milhões de judeus assassinados pelos alemães", disse o Presidente das Filipinas na inauguração de um festival em Nogros Ocidental, no centro do arquipélago.

"Peço desculpas de forma séria e profunda à comunidade judia", disse ainda Duterte em declarações à televisão GMA, citadas pela agência EFE.

Duterte considera que a campanha que iniciou em Junho para acabar com o tráfico de drogas no país é necessária.

Segundo números oficiais, o tráfico de droga já fez mais de 3.500 mortos no país.

Este é o segundo incidente diplomático grave envolvendo o Presidente das Filipinas. Há umas semanas, Barack Obama foi ofendido por Duterte e cancelou encontro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+