Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia acusa EUA de estar "conivente" com o Estado Islâmico

17 set, 2016 - 21:59

Moscovo quer que ONU discuta ataque aéreo norte-americano contra forças sírias que fez cerca de 80 mortos.

A+ / A-

O Ministério russo dos Negócios Estrangeiros diz ter chegado à “aterradora” conclusão de que os Estados Unidos estão “coniventes” com os terroristas do Estado Islâmico. A informação está a ser citada pela agência russa Tass.

O Kremlin exige agora uma "reunião de emergência" do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir este ataque no aeroporto de Deir al-Zor, na Síria.

"Exigimos de Washington explicações completas e detalhadas e elas devem ser dadas no âmbito do Conselho de Segurança da ONU", sublinhou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

Acrescenta o Ministério de Serguei Lavrov que este ataque coloca em risco o acordo de paz assinado por Estados Unidos e Rússia para a Síria.

Moscovo também lamenta que Estados Unidos e Rússia não se entendam na coordenação de ataques aéreos no país de Bashar al-Assad em guerra civil há vários anos.

Os norte-americanos já confirmaram o erro no ataque aéreo e que pararam a ofensiva assim que foram avisados pelas forças russas.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, morreram 80 militares sírios. Já fonte do Governo sírio confirma, pelo menos, 62 vítimas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    18 set, 2016 Portugal 12:34
    Se foram os Estados Unidos que os criaram é óbvio que estejam coniventes com eles.
  • António Costa
    18 set, 2016 Cacém 11:47
    Evidentemente, que os comboios de abastecimentos para o Estado Islâmico provenientes da Turquia são do "desconhecimento" dos EUA. A partida dos camiões com armas, homens e abastecimentos de todo o género destinam-se aos "moderados" que se opõem a Assad.....
  • sergio santos
    18 set, 2016 Paço de Arcos 00:13
    Quanto a comentários:-"não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados"
  • F
    18 set, 2016 Lisboa 00:02
    OBAMA, às voltas e reviravoltas na Daley Plaza.... e a CIA à rédea solta. Um festa no meio dos mortos... nãaaaa, "...casualities, they say."
  • José Seco
    17 set, 2016 Lisboa 23:47
    Ora lá está mais uma vez a ONU e os EUA a meterem água. Depois venham dizer que o 11 de setembro foi como foi porque a malta cada vez mais se acredita que foi golpada...
  • sergio santos
    17 set, 2016 Paço de Arcos 23:41
    Trata-se de uma situação naquela zona do mundo complexa e perigosa. Enquanto os EUA atacam os defensores do regime Sírio que lutam contra o chamado "Estado islâmico" a Turquia ataca os Curdos que também lutam contra os terroristas do "Estado islâmico".
  • JR
    17 set, 2016 Sintra 23:36
    Sempre estiveram... desde o início. Os EUA da actualidade são uma vergonha para a civilização, têm duas caras, e secretamente (mas pouco) sempre apoiaram o EI.
  • Português
    17 set, 2016 Porto 23:17
    Os norte-americanos já confirmaram o erro. Srs russos acho que isto em parte chega. Erros todos cometem. Acho que em vez de andarem com ataques verbais entre russos e americanos deviam era de tentar acabar com isso e fazer todos algo de construtivo.
  • KradFire
    17 set, 2016 Madeira 22:57
    A Rússia chegou à conclusão mais óbvia. Isto é uma noticia tipica dos media de leste que são, normalmente, ocultadas pelo Ocidente. Estou a estranhar esta mudança repentina da CS em relação a estes assuntos. Até o Trump deixou de ser tão criticado de um momento para outro. Algo aqui não bate certo. Fiquem atentos.
  • José Jardim
    17 set, 2016 Santa Cruz 22:37
    A Rússia confirmou aquilo que todod o mundo sabe.OS yankes apoiam o Estado Islâmico!

Destaques V+