Tempo
|
A+ / A-

​Visita guiada a Saydnaya. Viver e morrer num centro de tortura da Síria

18 ago, 2016 - 01:59

Com base no testemunho de sobreviventes, a Aministia Internacional criou um modelo digital da prisão para onde são enviados os opositores do regime de Assad.

A+ / A-

Veja também:


A Prisão Militar de Saydnaya fica situada nos arredores de Damasco, a capital da Síria, e já foi descrita como “o pior local à face da Terra”.

Muitos dos opositores ao regime do Presidente Bashar al-Assad são enviados para esta cadeia. Jornalistas e organizações humanitárias não entram.

A prisão é considerada uma espécie de “buraco negro”, em que os reclusos são encarcerados em condições terríveis e submetidos a tortura. Milhares não aguentaram os espancamentos e as doenças e morreram.

Mas o testemunho de sobreviventes, agora divulgado pela Amnistia Internacional, abre uma porta virtual para a casa de horrores do regime de Assad.

Um modelo da prisão foi construído digitalmente, em três dimensões. Os cibernautas podem percorrer os corredores de Saydnaya e ouvir os testemunhos de quem viveu para denunciar a sua história ao resto do mundo.

O resultado pode ser consultado em https://saydnaya.amnesty.org/ e contém relatos perturbadores de sobreviventes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fr
    18 ago, 2016 Portugal 08:58
    E vamos lembrar que muitos intervenientes na wikipédia foram mortos, incluindo muitos que iam contra hillary clinton. É claro que só vamos ouvir quando opositores russos são mortos, os opositores de clinton são mortos e nenhuma notícia aparece, é necessário pesquisar. Faz tudo parte da máquina de propaganda
  • fr
    18 ago, 2016 Portugal 08:55
    Noticias destas tem de ser levadas pensando no que se quer obter. Vamos lembrar que cada vez que os USA querem dar cabo de um país comecam a demonizar e só depois invadem ou destabilizam. Até pode existir nao sei, mas assumir que os media e a propaganda de cariz geopolítico estão corretos é uma burrice gigante que nos vai custar caro.
  • jonas
    18 ago, 2016 porto 03:35
    Hummm.. Acho que se esqueceram de Guantanamo... Não duvido que alguém tenha conseguido fugir e tenha logo ido para os braços de quem lhes paga para continuar o terror na Syria.. Parece demasiado evidente o que se passa nesse País fustigado, por uma vontade de querer continuar a ser suberano! O povo já decidiu duas vezes quem é o presidente deles...mas os puderes sombrios demasiados obscuros...percebendo que quem ia para o puder era uma pessoa teoricamente tranquila, sendo o mesmo médico em Londres, encontraram a vitima idela, para usurpar...correu foi mal!! A 3º vez consecutiva correu mal...é como se costuma dizer...a 3ª é d evez!

Destaques V+