Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cenário de guerra na capital do Sudão do Sul

09 jul, 2016 - 21:02

Mais de uma centena de soldados de facções rivais envolveram-se em confrontos por ocasião do quinto aniversário da independência.

A+ / A-

Pelo menos 115 soldados de facções rivais morreram em violentos combates em Juba, capital do Sudão do Sul, numa altura em que se assinala o quinto aniversário da fundação do país.

De acordo com um porta-voz militar da oposição, as trocas de tiros começaram na sexta-feira à noite, nas imediações de uma residência oficial em que decorria um encontro entre o Presidente Salva Kiir e o vice-presidente Riek Machar.

Os antigos rivais dizem desconhecer os motivos que estiveram na origem dos combates e já fizeram um apelo à calma.

A mais recente nação de África, fundada há precisamente cinco anos, a 9 de Julho de 2011, tem tido um início difícil de vida.

Em Dezembro de 2013, a demissão do vice-presidente Riek Machar esteve na origem de uma guerra civil, que colocou frente a frene as etnias Dinka e Nuer.

Em Agosto do ano passado foi alcançado um acordo de paz. Machar regressou ao cargo, mas os soldados das facções em conflito ainda não foram integrados como previa o entendimento.

Os confrontos desta semana são a primeira grande vaga de violência na cidade de Juba desde que Machar regressou à capital, em Abril desde ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+