Tempo
|
A+ / A-

Um dos activistas angolanos continua detido

29 jun, 2016 - 18:47 • José Carlos Silva

Nito Alves tem mais seis meses para cumprir. Só 16 dos activistas vão aguardar decisão dos recursos em liberdade.

A+ / A-

Nem todos os activistas angolanos vão aguardar em liberdade a decisão dos recursos à condenação por rebelião e associação de malfeitores. Um dos 17 activistas vai continuar detido por mais seis meses.

O activista que não foi libertado é Nito Alves por estar a cumprir uma outra pena que não é abrangida pelo “habeas corpus” “por ter dito no julgamento que o mesmo era uma palhaçada”. Um dado avançado à Renascença pelo jornalista e escritor angolano Rafael Marques.

Rafael Marques considera que a decisão do Supremo Tribunal de Luanda tem fundamentos políticos directamente relacionados com o MPLA e Isabel dos Santos.

“O Supremo continua a arrastar o processo e esta decisão surge apenas porque tem havido grande pressão e o MPLA deverá realizar o seu congresso nas próximas semanas. Tudo isso é uma forma de reduzir as tensões políticas que se estão a gerar sobretudo também após a nomeação de Isabel dos Santos [para a administração da Sonangol] que foi muito mal recebida em todos os quadrantes da sociedade angolana”, acrescenta Rafael Marques.

Foram 17 os activistas angolanos que em Março foram condenadas a penas efectivas de prisão, entre os dois anos e três meses e oito anos e meio por rebelião e associação de malfeitores. No centro do processo está em causa está um livro que é considerado subversivo pelo Governo angolano e uma alegada tentativa de golpe.

Ac​tivistas angolanos saem da cadeia ao som de "liberdade"
Ac​tivistas angolanos saem da cadeia ao som de "liberdade"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+