Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe número de vítimas. Atentado em Istambul faz 41 mortos e 239 feridos

29 jun, 2016 - 11:03

O Governo português já veio garantir que, até ao momento, não há registo de vítimas portuguesas.

A+ / A-
Sobreviventes descrevem atentado no aeroporto de Istambul
Sobreviventes descrevem atentado no aeroporto de Istambul

As autoridades turcas actualizaram o balanço do atentado registado esta terça-feira à noite no aeroporto de Istambul. De acordo com o gabiente do governador de Istambul, há registo de 41 mortos e 239 feridos. Segundo o comunicado emitido, este é o ataque mais violento deste ano.

Na actualização dos números, as autoridades referem ainda que 109 dos feridos já tiveram alta hospitalar.

Entre as vítimas mortais há pelo menos 13 estrangeiros, sendo que três deles têm dupla nacionalidade: cinco sauditas, dois iraquianos, um chinês, um jordano, um tunisino, um uzbeque, um iraniano e um ucraniano.

O Governo português já veio garantir que, até ao momento, não há registo de vítimas portuguesas no atentado que ocorreu num aeroporto em Istambul, na Turquia.

"Até ao momento, não há registo de portugueses feridos ou mortos no atentado ocorrido no aeroporto Atartük, em Istambul, ocorrido na terça-feira", disse fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Segundo a mesma fonte, o gabinete de emergência consular está em contacto com muitos portugueses que estão em trânsito na Turquia para prestar auxílio e apoio, nomeadamente aos cidadãos nacionais que perderam os seus voos em consequência do atentado.

As autoridades turcas informaram que três atacantes abriram fogo na entrada do terminal internacional do aeroporto Ataturk antes de se fazerem explodir por volta das 22h00 de terça-feira (20h00 em Lisboa).

O atentado ainda não foi reivindicado, embora o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, tenha referido que os indícios apontam para o grupo extremista Estado Islâmico.

O aeroporto em Istambul voltou a operar esta quarta-feira, mas ainda são poucos os voos previstos, segundo a imprensa local.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Ninguem
    29 jun, 2016 Alverca 12:26
    Vivemos na maior Hipocrisia de todos os tempos, como é possível estes terroristas estarem a ser financiados com conhecimento de todos, e ninguém fazer nada ?

Destaques V+