Tempo
|
A+ / A-

Iraque recupera Fallujah

26 jun, 2016 - 18:30

Estado Islâmico controlava a cidade desde Janeiro de 2014. Operação de reconquista durou mais de um mês.

A+ / A-

As forças iraquianas retomaram este domingo o controlo do último distrito de Fallujah, um dos principais redutos do autoproclamado Estado Islâmico no país.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, já tinha declarado vitória há uma semana, mas os confrontos continuaram dentro da cidade até este domingo.

"A boa notícia para os iraquianos é que a batalha de Fallujah terminou", afirmou o tenente-general Abdul Wahab al-Saidi, numa declaração televisiva.

Os terroristas do Estado Islâmico controlavam a cidade desde Janeiro de 2014. A ofensiva das forças iraquianas começou há mais de um mês e levou a que milhares de civis deixassem a cidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    27 jun, 2016 Cacém 06:17
    Espero que esta noticia não se repita dentro de duas semanas.......é que Fallujah é um baluarte sunita.

Destaques V+