Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Altamente provável” haver novo referendo na Escócia

26 jun, 2016 - 16:54

Nicola Sturgeon quer tentar vetar a saída do Reino Unido ou negociar a entrada da Escócia na União Europeia.

A+ / A-

A Escócia vai fazer todos os possíveis para permanecer na União Europeia, incluindo tentar bloquear qualquer votação no Parlamento que ratifique o resultado do referendo que aprovou o Brexit.

A informação foi deixada este domingo pela primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon em entrevista à BBC.

“Terá dolorosas consequências a saída do Reino Unido da União Europeia e eu quero tentar proteger a Escócia disso”, acrescentou.

Sturgeon considerou “altamente provável” a realização de um novo referendo na Escócia que possa, eventualmente, levar à independência do país.

De recordar que em 2014 num referendo interno a maioria dos escoceses (55-45%) votou pela permanência no Reino Unido e o principal argumento foi precisamente a manutenção na União Europeia.

Na passada quinta-feira, a Escócia votou maioritariamente pela permanência na União Europeia, ao contrário do conjunto do Reino Unido que decidiu (52-48%) pela saída.

“O contexto e as circunstâncias mudaram drasticamente. O Reino Unido pelo qual a Escócia votou em 2014 já não existe”, refere Nicola Sturgeon.

A primeira-ministra vai agora tentar negociar directamente com a União Europeia uma forma de a Escócia se manter nos 28. Por outro lado, Sturgeon já deu indicação aos seus deputados para vetarem qualquer documento que permita a saída do Reino Unido.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+