Tempo
|
A+ / A-

Brexit domina atenções em plena campanha eleitoral em Espanha

23 jun, 2016 - 08:49 • Manuela Pires , enviada da Renascença a Madrid

Uma eventual saída da União Europeia afectaria Espanha que tem 200 mil cidadãos a viver no Reino Unido e muitas trocas comerciais com aquele país.

A+ / A-

Os espanhóis são os que mais defendem na Europa a permanência do Reino Unido na União Europeia.

Um estudo publicado no início da semana no “El Pais”, elaborado pela Fundacion Bertelsmann mostra que dos cinco grandes países da União, a Espanha lidera a tabela, 64% dos espanhóis não apoiam o Brexit.

Em plena campanha eleitoral, o referendo no Reino Unido é notícia de abertura nas televisões, está na capa dos jornais espanhóis.

Na campanha dos líderes, o assunto foi abordado de passagem, mas apesar disso foi feita uma sondagem que dizia que que vitória do Brexit beneficiava mariano Rajoy, o presidente do Governo e candidato do Partido Popular.

Manuel Gomez, editor de política internacional da radio Cope, diz que a experiencia de Rajoy pode explicar os resultados deste estudo. “Pela incerteza que o Brexit transmitiria, sendo alguém que já foi gestor e que já governou o país, tem mais conhecimento e controlo sobre os assuntos, do que os outros, Pedro Sanchez, Pablo Iglésias ou Albert Rivera que nunca estiveram nesse lugar”.

Uma eventual saída da União Europeia afectaria a economia de todos os países e também de Espanha, que é a quarta maior economia da zona euro. Manuel Gomez diz que Espanha será afectada. “A economia espanhola seria muito afectada, há muitos investimentos espanhóis no Reino Unido e há investimentos britânicos aqui em Espanha, já para não falar dos turistas. Mudar de alguma maneira? Sim algo mudava”.

Há 200 mil espanhóis que vivem no Reino Unido e se o país sair da União Europeia teriam de pedir vistos de trabalho.

Manuel Gomez não sabe como Bruxelas vai reagir à possível saída do Reino Unido da União Europeia, mas tem a certeza que há o receio que depois do Reino Unido outros países queiram fazer o mesmo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+