Tempo
|
A+ / A-

Bial. França abre investigação judicial por homicídio involuntário

14 jun, 2016 - 13:02

Um francês de 49 anos morreu na sequência de um ensaio clínico da farmacêutica portuguesa para um medicamento para tratar as variações de humor e a ansiedade.

A+ / A-

O ensaio clínico da farmacêutica portuguesa Bial que resultou na morte de um homem em França vai ser alvo de uma investigação judicial por homicídio involuntário. Um anúncio foi feito esta terça-feira pelo Ministério Público francês.

Em Maio, a Bial lamentou que o relatório final da Inspecção-geral dos Assuntos Sociais, de França, não permitisse “determinar qualquer conclusão quanto à causa concreta do acidente".

No documento, o Governo francês afirmava que o laboratório português Bial e a empresa especializada Biotrial têm responsabilidade, "de várias formas", no ensaio clínico em que morreu um voluntário e exigiu um plano de acção que impeça a repetição dos erros.

O incidente ocorreu em Janeiro. Guillaume Molinet, um francês de 49 anos, morreu na sequência dos ensaios clínicos conduzidos em Rennes, a pedido da Bial.

Foi o mais grave acidente alguma vez ocorrido na Europa no âmbito de uma experiência clínica.

No total, estiveram envolvidos 108 voluntários, 90 dos quais receberam a droga, enquanto os restantes tomaram placebos. Os seis homens internados foram o grupo que recebeu a dose mais elevada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Theodoro Silva
    14 jun, 2016 Lisboa 13:31
    Porque é que a noticia sobre o aconselhamento do Primeiro Ministro para os professores emigrarem, esteve tão pucos minutos à disposição dos leitores ???

Destaques V+