Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundo tem 60 milhões de refugiados e ONU plano para reinstalar 10%

10 mai, 2016 - 09:40

Mais de 184 mil migrantes chegaram à Europa por mar já este ano, mais cerca de 49.000 que no mesmo período do ano passado, o que significa que a crise dos refugiados não dá sinais de abrandar.

A+ / A-

Um novo plano das Nações Unidas para combater a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial pretende reinstalar anualmente, pelo menos, 10% das pessoas, pressionando mais os países para acolherem quem foge a guerras e catástrofes.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, delineou a proposta de um novo "pacto global sobre partilha de responsabilidade" para enfrentar a crise dos 60 milhões de refugiados e deslocados em todo o mundo.

As Nações Unidas esperam que o novo acordo alivie o fardo de alguns países em desenvolvimento com a crise dos refugiados, que tem sido alimentada por cinco anos de guerra na Síria e outros conflitos.

A proposta apela para a reinstalação anual de pelo menos 10% de uma população total de refugiados de 19,6 milhões, nos termos de uma fórmula que seria negociada na ONU.

"Com uma partilha de responsabilidade equitativa, não haveria crise nos países anfitriões", disse Ban Ki-moon.

"Podemos ajudar e sabemos o que temos de fazer", mas demasiadas vezes o medo, a ignorância e a xenofobia atrapalham, acrescentou.

O plano da ONU foi apresentado numa altura em que a União Europeia (UE) se afunda em disputas sobre como lidar com a sua crise dos refugiados.

Um acordo da UE com a Turquia, que concordou aceitar de volta migrantes em troca de uma série de concessões, tem-se deparado com obstáculos e o bloco europeu tem estado a discutir como há-de partilhar a responsabilidade das reinstalações.

Mais de 184.000 migrantes chegaram à Europa por mar já este ano, mais cerca de 49.000 que no mesmo quadrimestre do ano passado, o que significa que a crise dos refugiados não dá sinais de abrandar.

Espera-se que o acordo de partilha global dos refugiados seja adoptado na cimeira da ONU agendada para 19 de Setembro, a que se seguirá, no dia 20, uma conferência dos Estados Unidos de doadores.

O Presidente Barack Obama será o anfitrião dessa conferência realizada à margem da reunião da Assembleia Geral da ONU, em que pedirá aos países que digam qual o número de refugiados que estão dispostos a receber, e que outro tipo de apoio podem oferecer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+