Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Organização belga alerta: combatentes do Estado Islâmico foram enviados para Europa

19 abr, 2016 - 10:49

O grupo terrorista reivindicou os atentados de 22 de Março em Bruxelas.

A+ / A-

Veja também:


A Organização de Coordenação para a Análise da Ameaça (OCAM) belga revelou existirem sinais de que extremistas do Estado Islâmico foram enviados para a Europa, incluindo a Bélgica.

O OCAM, citado pela imprensa local, informou que na Bélgica mantém-se o alerta de nível 3, uma vez que os "riscos se mantém presentes".

A organização não indicou quaisquer nomes dos combatentes do grupo que reivindicou os atentados de 22 de Março, levados a cabo por três suicidas no aeroporto de Zaventem e no metro de Bruxelas. Morreram 32 pessoas e ficaram feridas mais de 300.

O presidente da câmara do comércio de Bruxelas, Olivier Willocx, alertou que 10 mil empregos podem estar ameaçados na capital belga, sobretudo na restauração, na sequência dos atentados e do encerramento do aeroporto.

Nomeando "quatro calamidades", Willocx indicou o plano para fechar ao trânsito o centro, o encerramento de túneis, as ameaças terroristas em Novembro e os atentados de Março.

O responsável apelou a um regresso da normalidade o mais depressa possível, já que os turistas "não se atrevem a vir a Bruxelas".

"Devemos mostrar que a Bélgica é segura. De fora olham para a nossa capacidade de nos regenerar. Como os outros, conseguiremos, mas a questão é a que velocidade", questionou na imprensa belga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • desatina carreira
    19 abr, 2016 queluz 12:11
    Só agora e que descobriram pobre europa
  • António Costa
    19 abr, 2016 Cacém 11:29
    Foram enviados ou regressaram depois do "estágio" na Síria?

Destaques V+