Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE falha objectivo de recolocação de seis mil refugiados

12 abr, 2016 - 15:50

Só na Grécia, há entre 35 mil e 40 mil pessoas elegíveis para recolocação. A Comissão pede maior esforço por parte dos estados-membros para acolher.

A+ / A-

A Comissão Europeia reconheceu, esta terça-feira, ter falhado o objectivo de recolocar pelo menos seis mil refugiados até segunda-feira, tendo conseguido distribuir apenas 208 pessoas desde 16 de Março, data do primeiro relatório, num total de 1.145.

Os números constam de uma actualização dos dados sobre recolocação e reinstalação de migrantes divulgada esta terça-feira, que indica que do total de 1.145 refugiados, 181 foram acolhidos em Portugal, 92 oriundos de campos de refugiados em Itália e 89 da Grécia.

O relatório aponta o facto de, só na Grécia, haver entre 35 mil e 40 mil pessoas elegíveis para recolocação e apela aos Estados-membros para aumentarem os esforços para ajudar a resolver esta situação, a que se soma a de Itália, onde os fluxos migratórios estão novamente a aumentar.

No que respeita à reinstalação de refugiados que estão em campos de refugiados fora da União Europeia – nomeadamente Líbano, Jordânia e Turquia – chegaram a 15 Estados-membros 5.677 pessoas desde 20 de Julho, não tendo Portugal acolhido ainda nenhum dos 191 para os quais se disponibilizou.

Ao abrigo de um acordo celebrado a 18 de Março com a Turquia, foi criado o chamado “mecanismo de um por um”, que prevê que a UE receba um sírio com estatuto de refugiado e devolva um imigrante irregular, já foram acolhidas 37 pessoas na Alemanha, 11 na Finlândia e 31 na Holanda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+