Tempo
|
A+ / A-

Luaty Beirão? Marcelo espera "tramitação normal dos processos judiciais"

29 mar, 2016 - 14:00

Luaty Beirão e outros activistas da oposição ao regime em Angola foram condenados na segunda-feira a penas de prisão que, nalguns casos, chegam a vários anos atrás das grades.

A+ / A-
Caso Luaty Beirão. Marcelo está com o Governo e aguarda "tramitação normal"
Caso Luaty Beirão. Marcelo está com o Governo e aguarda "tramitação normal"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, subscreveu esta terça-feira a posição do Governo em relação à condenação a prisão efectiva de 17 activistas angolanos, esperando que "num Estado de direito democrático haja uma tramitação normal dos processos judiciais".

No final de uma visita ao Hospital de Vila Franca de Xira, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre a decisão conhecida segunda-feira de um tribunal de Luanda que condenou a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efectiva os 17 activistas angolanos que estavam desde 16 de Novembro a ser julgados por co-autoria de actos preparatórios para uma rebelião e associação criminosa, entre os quais Luaty Beirão.

"Eu subscrevo o que foi a posição do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que é esperar que num Estado de direito democrático haja uma tramitação normal dos processos judiciais. É isso que foi dito pelo Governo português, é essa a posição de qualquer órgão de soberania: num Estado de direito democrático deve haver uma tramitação, isto é um decurso normal dos processos judiciais", disse apenas o Presidente da República, escusando-se a mais comentários.

Governo "tomou boa nota" do recurso

O Ministério dos Negócios Estrangeiros reagiu na segunda-feira à condenação a prisão efectiva de 17 activistas angolanos, afirmando que o Governo português "tomou boa nota" da intenção expressa pela defesa de recorrer da decisão judicial.

"Tomamos boa nota da comunicação, pela defesa, da intenção de interpor recurso judicial em face da gravidade e dimensão das penas hoje decididas pelo tribunal de primeira instância; e confiamos que a tramitação do processo, nos termos previstos na legislação angolana, obedeça aos princípios fundadores do Estado de Direito, incluindo o direito de oposição por meios pacíficos às autoridades constituídas", podia ler-se na nota enviada à Renascença.

O MNE indicou ainda que "o Governo português acompanhou pelos canais diplomáticos adequados, quer no plano bilateral, quer no quadro da União Europeia, o processo judicial conduzido, em Luanda, pelas autoridades competentes, relativamente às acções de 17 cidadãos angolanos, um dos quais detém também nacionalidade portuguesa".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Manuel Cardoso
    29 mar, 2016 Nelas 17:28
    é só FASCISTAS!

Destaques V+