Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Fiquem onde estão”, apelam autoridades belgas

22 mar, 2016 - 09:09

Nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala, na sequência das explosões: duas no aeroporto de Bruxelas e uma no metro, junto das instituições europeias. Há 34 mortos e 136 feridos, segundo as últimas informações.

A+ / A-

Veja também:


Pelo menos 34 pessoas morreram e 136 ficaram feridas em várias explosões no aeroporto e no metro de Bruxelas, disse a ministra da Saúde belga, pelas 12h00.

A última actualização aponta para 34 mortos no total das explosões (14 no aeroporto e 20 no metro) e 136 feridos (81 no aeroporto e 55 no metro).

As autoridades belgas vão enviar 225 militares para reforçar a segurança na cidade. O nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala, na sequência das explosões desta manhã, no aeroporto e no metro. “Fiquem onde estão”, apela o centro de crise da Bélgica a todos os cidadãos.

Fontes do organismo que regula a navegação aérea civil na Bélgica e Luxemburgo informaram que o aeroporto foi encerrado e a maioria dos voos desviados para outros aeroportos da região. Foi também encerrado o tráfico ferroviário com ligação às instalações aeroportuárias.

No outro aeroporto da capital, a segurança foi apertada, com a presença de vários militares armados e um controlo quase sistemático de veículos.

Meia hora, dois ataques

A explosão na estação de Maelbeek ocorreu cerca de meia hora depois de duas explosões no aeroporto de Bruxelas, que terá feito pelo menos 11 mortos e 35 feridos.

A zona junto à estação do metropolitano de Maelbeek, em Bruxelas, muito próximo da Comissão Europeia e onde ocorreu uma explosão, foi evacuada.

As autoridades também aumentaram o perímetro de segurança naquela zona, a uma estação da Comissão Europeia, estendendo até à Praça Marie-Louise, a cerca de 550 metros.

Comissão Europeia fecha

A Comissão Europeia encerrou as suas portas e apelou a todos os seus funcionários que não abandonassem o edifício. Aos funcionários que ainda estivessem em casa foi pedido para não irem trabalhar, evitando deslocações.

"As instituições da União Europeia estão a trabalhar em conjunto para garantir a segurança do pessoal e das instalações. Por favor, fiquem em casa ou no interior dos edifícios", disse a comissária do Orçamento, Kristalina Georgieva, que lida igualmente com temas de emprego e segurança, na sua conta oficial do Twitter.

O comissário português em Bruxelas, Carlos Moedas, disse, na manhã desta terça-feira, à Renascença ter recebido ordem para não abandonar o edifício sede da Comissão Europeia, onde se encontrava quando se deu a dupla explosão no aeroporto de Bruxelas.

Segundo a rádio belga, terá ocorrido uma outra explosão no metro na estação de Schuman, junto ao edifício da Comissão Europeia.

O metro da cidade também já foi encerrado e todo o sistema de transportes foi suspenso.

Europa reforça segurança

A polícia federal alemã também já reforçou a segurança no aeroporto internacional de Frankfurt, o de maior tráfego do continente Europeu.

Na Holanda, as autoridades subiram o nível de alerta. Foi aumentada a segurança nas ruas, aeroportos e nas fronteiras.

O primeiro-ministro britânico disse ter ficado “chocado e preocupado” com as explosões ocorridas em Bruxelas. David Cameron confirmou que o gabinete de crise britânico – COBRA – vai reunir-se de emergência.

O Eurostar (TVG) cancelou todas as deslocações para Bruxelas.

O Presidente francês, Francois Hollande, convocou uma reunião de emergência do governo francês, depois das explosões registadas em Bruxelas. O primeiro-ministro francês Manuel Valls, o ministro da Administração interna Bernard Cazeneuve e o ministro da Defesa Jean-Yves Le Drian foram alguns dos ministros que estiveram presentes.

As autoridades francesas reforçaram as medidas de segurança no aeroporto Charles de Gaulle, o maior de Paris, confirmaram fontes aeroportuárias.

A polícia dinamarquesa reforçou as patrulhas no aeroporto de Copenhaga e noutros pontos-chave da cidade.

Na Suécia, as autoridades também aumentaram a segurança nos aeroportos e noutros espaços públicos.

[em actualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luisa
    22 mar, 2016 Sétubal 11:54
    O velho ditado de que alguém “enterra a cabeça na areia como um avestruz” para fugir de seus problemas, a questão é como resolver este triste problema.....
  • Joao
    22 mar, 2016 Lisboa 11:50
    Li que os apoiantes do Daesh publicam nas redes sociais a sua alegria pelos atentados. Espero que usem essas aplicações e localizem todos essas coisas! Concerteza haverão muitos na europa. É impressionante onde isto chegou
  • 777seven
    22 mar, 2016 Portugal 11:29
    Que todos rezem para as vtimas e familiares deste atentado! Que haja paz! Donald Trumph fez um alerta em seus controversos discursos, que acredito deva-se levar a sério, a maioria dos homens refugiados, vindos para europa, são fortes e muito saúdaveis, incompativel com o cenário de guerra que vive em seus paises, são verdadeiros soldados. Parece descriminatório falar algo assim, mas após um ato destes não resta mais pudor, tem que se checar a todos!
  • 22 mar, 2016 LISBOA 11:20
    A POLITICADA EUROPEIA E PORTUGUESA, DEVERIAM SER JULGADOS E CONDENADOS, POR ESTAREM A ISLAMIZAR A EUROPA E RESPECTIVOS PAÍSES!!! A CAMARA DE LISBOA, COMTANTA MISÉRIA NO PAÍS DEU MILHÕES PARA OS MUÇULMANOS FAZREM MAIS UMA MESQUITA EM LISBOA!! PARA ESTA GENTE QUEM NÃO ESTIVER DE CU PARA O AR É INFIEL, E DEPOIS ESTÃO À VISTAS OS RESULTADOS, OS POVOS INDEFESOS A MORREREM COMO CÃES. NINGUÉM SE REVOLTA CONTRA ESTA ISLAMIZAÇÃO??? QUE DUTURO QUEREMOS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS???
  • Afonso
    22 mar, 2016 Lisboa 10:23
    Ontem eu escrevi em outro artigo sobre os terroristas em Bruxelas:" Perdeu-se uma grande oportunidade(nos dias a seguir aos ataques em Paris)de fazer uma limpeza na própria Europa(nos governos e na UE)pondo de parte os traidores e corruptos que permitiram que se chegasse a isto.Quantos mais bataclans vão ser necessários?"

Destaques V+