Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​E a história aconteceu. Obama com (Raúl) Castro em Cuba

21 mar, 2016 - 16:52

Na sede do governo cubano, Raul Castro saudou Obama com um aperto de mão e os dois líderes posaram sorridentes para as câmaras.

A+ / A-
​E a história aconteceu. Obama com (Raúl) Castro em Cuba
​E a história aconteceu. Obama com (Raúl) Castro em Cuba

Foi um encontro histórico, um passo importante do degelo nas relações entre Estados Unidos e Cuba. O Presidente cubano, Raúl Castro, recebeu esta segunda-feira o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, no Palácio da Revolução em Havana.

Este encontro bilateral acontece no âmbito da visita oficial de Obama à ilha caribenha - o primeiro Presidente norte-americano em exercício a pisar solo cubano em quase nove décadas -, e do processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, que durante mais de meio século viveram de costas voltadas.

Dentro da sede do governo cubano, Raúl Castro saudou Obama com um aperto de mão e os dois líderes posaram sorridentes para as câmaras.

Após este momento, teve início a cerimónia oficial de boas-vindas. Os dois governantes ouviram os hinos de Cuba e dos Estados Unidos perante as bandeiras dos respectivos países. Depois, Castro e Obama passaram a revista a uma guarda de honra composta pela Unidade de Cerimónia das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba.

No fim da cerimónia protocolar, o líder cubano cumprimentou os vários membros da administração norte-americana que acompanham Obama nesta visita, entre eles, o secretário de Estado, John Kerry, e os responsáveis pelas pastas do Comércio e da Agricultura, Penny Pritzker e Tom Vilsack, respetivamente.

Por seu lado, a comitiva norte-americana saudou os vários elementos do governo cubano presentes na cerimónia, nomeadamente o primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel e o chefe da diplomacia cubana Bruno Rodríguez.

Quatro encontros

Esta é a quarta vez que os dois líderes se encontram, mas a primeira em solo cubano.

Obama e Castro reuniram-se durante meia hora durante a VII Cimeira das Américas no Panamá em Abril de 2015, trocaram um breve cumprimento nas cerimónias fúnebres do líder histórico sul-africano Nelson Mandela em 2013 e encontraram-se na Assembleia-geral da ONU em Nova Iorque em Setembro do ano passado.

Antes do encontro com Raul Castro, Obama visitou o memorial do herói nacional cubano José Martí, localizado na Praça da Revolução em Havana.

O chefe de Estado norte-americano depositou uma coroa de flores junto do memorial e ouviu-se o hino dos Estados Unidos naquela praça emblemática da capital cubana, também conhecida pela imagem do líder revolucionário Ernesto "Che" Guevara num prédio.

A família Obama chegou à capital cubana no domingo.

Calvin Coolidge (1923-1929) foi o último Presidente norte-americano em exercício que visitou Cuba, em 1928.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de Dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, Barack Obama e Raúl Castro anunciaram a 1 de Julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+