Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas. 15 mortos em explosão na estação de metro junto a instituições

22 mar, 2016 - 08:31

É a terceira explosão a abalar a capital belga esta manhã. Duas outras destruíram grande parte do terminal de partidas do aeroporto internacional de Bruxelas.

A+ / A-
Bruxelas.Terceira explosão no metro faz dezenas de mortos e feridos
Bruxelas.Terceira explosão no metro faz dezenas de mortos e feridos

Veja também:


A estação de metro de Maelbeek foi, esta terça-feira de manhã, palco de uma explosão. As informações disponíveis às 12h13 apontam para 15 mortos e 55 feridos.

Pelo menos 26 pessoas morreram e 136 ficaram feridas em várias explosões no aeroporto e no metro de Bruxelas, disse a ministra da Saúde belga, pelas 12h00.

As autoridades belgas decidiram, desde logo, encerrar todas as estações de metro de Bruxelas. Aliás, todos os transportes públicos no país estão parados.

A explosão ocorreu assim que o comboio chegou à estação, em hora de ponta.

A estação de Maelbeek situa-se a 200 metros da Comissão Europeia, que por sua vez fica muito perto do edifício do Conselho. O Parlamento Europeu fica alguns metros mais distante.

Segundo a rádio belga, terá ocorrido uma outra explosão no metro, na estação de Schuman, junto ao edifício da Comissão Europeia, que decidiu encerrar as suas portas e apelar a todos os seus funcionários que não abandonassem o edifício. Os que ainda se encontram em casa, não devem sair.

"As instituições da União Europeia estão a trabalhar em conjunto para garantir a segurança do pessoal e das instalações. Por favor, fiquem em casa ou no interior dos edifícios", afirmou no Twitter a comissária do Orçamento, Kristalina Georgieva, que também tem sob a sua alçada temas de emprego e segurança.

No Parlamento Europeu, segundo a agência Reuters, os trabalhos estarão a decorrer com normalidade.

Na NATO, outra instituição internacional com sede em Bruxelas, os funcionários também também estão impedidos de sair.

Face a estes acontecimentos, o nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala.

Ainda não são oficialmente conhecidas as causas das explosões, mas tudo aponta para atentados terroristas. A emissora VRT diz que as explosões foram levadas a cabo por bombistas suicidas.

No outro aeroporto da capital da Bélgica, a segurança foi apertada, com a presença de vários militares armados e um controlo quase sistemático de veículos.

Ataques em Bruxelas vistos das redes sociais
Ataques em Bruxelas vistos das redes sociais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Afonso
    22 mar, 2016 Lisboa 10:35
    Ontem eu escrevi em alguns sítios na net " Perdeu-se uma grande oportunidade(nos dias a seguir aos ataques em Paris)de fazer uma limpeza na própria Europa(nos governos e na UE)pondo de parte os traidores e corruptos que permitiram que se chegasse a isto.Quantos mais bataclans vão ser necessários?" Hoje temos mais uma grande "chapada" de realidade em Bruxelas(estive a ver na tv aquela situação em Bruxelas(molenbek)na sexta-feira e pensei "aqueles polícias andam numa correria à busca de uns poucos quando o bairro inteiro está cheio deles",e pronto cá estamos na realidade.

Destaques V+