Tempo
|
A+ / A-

Cabo Verde regista primeiro caso de microcefalia por vírus zika

16 mar, 2016 - 16:47

Já se sabia da existência do vírus zika em Cabo Verde, tendo sido declarada epidemia em Outubro de 2015, mas este é o primeiro caso de microcefalia que surge associado à doença.

A+ / A-

O ministério da Saúde de cabo verde anunciou, esta quarta-feira, o primeiro caso de microcefalia em recém-nascido, provavelmente, por causa do vírus zika.

Segundo o director nacional de saúde, Tomás Valdez, a mãe da criança apresentou sintomas durante a gravidez, o que leva a suspeitar que contraiu o vírus.

“Esta é a primeira provável complicação decorrente de uma situação de suspeita de vírus zika resultando de uma gravidez de uma mãe que referiu ter manifestado sintomas e sinais de compatíveis com os de uma infecção do vírus zika”, explicou o responsável caboverdiano, em conferência de imprensa.

“Durante o decurso da doença, a senhora não procurou serviços de saúde e durante o pré-natal não fez referência ao quadro clínico. A criança que nasceu desse parto foi com as condições clínicas de uma microcefalia. O caso foi notificado no quadro da vigilância estabelecido para as grávidas", concluiu.

Já se sabia da existência do vírus zika em Cabo Verde, tendo sido declarada epidemia em Outubro de 2015, mas este é o primeiro caso de microcefalia que aparece associado à doença.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+