Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vírus Zika pode também infectar cérebros adultos

10 mar, 2016 - 20:39

Até agora as autoridades assinalavam as mulheres grávidas como sendo o único grupo de maior risco.

A+ / A-

Médicos franceses advertiram que o vírus Zika pode provocar uma grave infecção no cérebro entre os adultos até ao coma.

Os clínicos detectaram a presença do vírus Zika no líquido cefalorraquidiano de um homem de 81 anos atingido por uma meningoencefalite, segundo um relatório publicado na revista médica norte-americana New England Journal of Medicine (NEJM).

O vírus Zika foi designadamente associado a malformações no cérebro de bebés, problemas graves na espinal-medula e ao síndroma neurológico de Guillain-Barré.

Este novo estudo demonstra que os casos se multiplicam na propensão do vírus Zika, durante muito tempo considerado anódino, em atingir gravemente o sistema nervoso.

O homem, hospitalizado em 10 de Janeiro em neurologia, foi transferido no dia seguinte devido a uma rápida deterioração da sua saúde, com o surgimento de um coma que implicou assistência respiratória artificial, referiram os médicos do hospital Henri-Mondor, em Créteil, onde se encontrava internado.

"Com nosso conhecimento, trata-se do primeiro caso do género a ser descrito", indicou à agência noticiosa France-Presse o médico Guillaume Carteaux, coautor do artigo publicado na NEJM.

"As restantes causas infecciosas, virais e bacterianas foram afastadas", acrescentou, em particular o vírus herpes, varicela, zona e outras arboviroses.

O homem, que estava de "perfeita saúde" antes de adoecer, tinha regressado dez dias antes de um cruzeiro no Pacífico sul (Nova Caledónia, Vanuatu, ilhas Salomão, Nova Zelândia).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+