Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Bial. Farmacêutica sublinha que investigação ainda está em curso

08 mar, 2016 - 12:36 • Anabela Góis

Seis dos voluntários que participaram num ensaio clínico da Biotral foram hospitalizados em Janeiro em Rennes, um dos quais acabou por morrer.

A+ / A-

A Bial esclarece que ainda não se sabe o que esteve na origem da morte de um homem em França que estava participar num ensaio da farmacêutica portuguesa.

O mais recente relatório que analisa o caso limita-se a apontar várias possibilidades, mas nenhuma certeza. “O Comité Cientifico identifica diferentes hipóteses de explicação para o sucedido, cuja análise está em curso e que serão objecto de futura discussão do referido comité”, diz a farmacêutica num esclarecimento enviado à Renascença.

A Bial considera que os que os estudos foram realizados de acordo com as orientações existentes e respeitaram todas as condições de segurança.

Na segunda-feira, o director-geral da Agência Nacional de Segurança dos Medicamentos (ANSM) francesa, Dominique Martin, criou alguma confusão ao anunciar que o elemento comum no ensaio clínico da Biotral é a molécula BIA 10-2474, desenvolvida pela Bial, justamente a molécula que estava a ser testada no ensaio clínico.

De acordo com a imprensa francesa, no relatório preliminar que dá conta do progresso dos trabalhos de investigação em curso e que ainda vai ser apresentado aos investigadores portugueses, ficou notado que alguns voluntários tinham uma idade relativamente avançada para este tipo de testes (até 49 anos) e que alguns apresentavam factores de risco que deveriam ter sido suficientes para descartá-los dos testes.

Na nota enviada à Renascença, a Bial recorda que “nenhuma toxicidade periférica comparável com a ocorrida no acidente de Rennes aconteceu em animais, apesar do uso de quatro diferentes espécies”.

As conclusões definitivas acerca deste caso serão divulgadas num relatório a 24 de Março.

Seis dos voluntários que participaram no ensaio clínico desta substância analgésica foram hospitalizados em Janeiro em Rennes, um dos quais acabou por morrer. Dos quatro voluntários que registaram efeitos secundários, dois já se encontram completamente recuperados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+