Tempo
|
A+ / A-

Oposição síria aceita trégua de duas semanas

24 fev, 2016 - 23:36

O cessar-fogo no país entra em vigor às 00h00 de sábado.

A+ / A-

Os principais grupos da oposição síria afirmaram o seu compromisso com uma "trégua temporária de duas semanas", através de um comunicado publicado sobre o cessar-fogo que entra em vigor no sábado.

"O Alto Comité das Negociações considerou que uma trégua temporária de duas semanas será uma oportunidade para verificar a seriedade do compromisso da outra parte", refere o texto divulgado após uma reunião em Riade.

O Alto Comité das Negociações agrupa os principais grupos da oposição política e militar síria.

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo na Síria a partir das 00h00 de sábado em Damasco (22h00 de sexta-feira em Lisboa).

A cessação das hostilidades - que desde há cinco anos provocou centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados - não abrange no entanto o grupo jihadista Estado Islâmico e a Frente al-Nursa, o ramo da Al-Qaeda na Síria.

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, confirmou também estar pronto para contribuir para a implementação do cessar-fogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    25 fev, 2016 Cacém 18:57
    "...não abrange no entanto o grupo jihadista Estado Islâmico e a Frente al-Nursa, o ramo da Al-Qaeda na Síria.." e também não abrange os ataques e bombardeamentos realizados pelo exército turco contra as populações curdas.

Destaques V+