Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europol alerta: Estado Islâmico planeia ataques em grande escala na Europa

25 jan, 2016 - 14:00

Eventuais ataques serão dirigidos a alvos fáceis. Esta e outras conclusões constam de um novo relatório sobre mudanças na forma de funcionamento do grupo jihadista.

A+ / A-

Veja também:


O autodenominado Estado Islâmico desenvolveu a capacidade de lançar ataques globais e está especialmente centrado na Europa, afirmou o director da agência de polícia europeia, Europol.

"Grupo extremista desenvolveu uma nova capacidade de combate para lançar uma campanha de ataques terroristas em grande escala a nível global, com especial foco na Europa", disse Rob Wainwright citado pela agência France Presse.

"O chamado Estado Islâmico tem a vontade e a capacidade para lançar mais ataques na Europa e, naturalmente, as autoridades nacionais estão a trabalhar para impedir que isso aconteça", acrescentou.

Wainwright apresentava à imprensa as conclusões de um novo relatório da Europol sobre mudanças na forma de funcionamento do grupo jihadista, que coincide com a abertura do novo centro antiterrorista da agência em Haia.

O Estado Islâmico reivindicou os atentados de 13 de Novembro em Paris, que fizeram 130 mortos, divulgando no domingo um vídeo em que aparecem os alegados nove autores dos ataques e em que ameaça os "países da coligação" que combate as forças do grupo no Iraque e na Síria desde Setembro de 2014.

"O Estado Islâmico está a preparar mais ataques terroristas em Estados-membros da União Europeia e em particular em França", segundo as conclusões do relatório da Europol.

"Os ataques serão principalmente dirigidos a alvos fáceis, pelo impacto que geram. Tanto os ataques de Novembro em Paris como o abate em Outubro de um avião russo sugerem uma mudança na estratégia do grupo no sentido global".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nelson cravo
    13 fev, 2017 ourem 12:34
    as profecias se estao cumprindo
  • Viriato À Paulada
    27 jan, 2016 Lisboa 06:45
    O Kremlin anunciou que a China está a enviar 5.000 das suas forças militares de elite na zona de guerra Levant para ajudar a Rússia na luta contra o ISIS, que deixou o governo Obama e o Pentágono "horrorizado". http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2015/11/esta-acontecer-3-guerra-mundial.html
  • Paulo
    25 jan, 2016 Lisboa 18:16
    Produz-se a procura para se confirmar a oferta nada mais nós agora não podemos gastar dinheiro em bombas etc etc isso é para os paises mais ricos da europa.
  • pituina
    25 jan, 2016 lx 17:19
    Tem piada que nao se ve armas americanas a nao ser as capturadas aos exercitos locais que foram ajudados pelos americanos. .. esta malta que aqui comenta deve ver coisas a dormir. .... Depois pergunto se sabem alguma coisa de historia para saberem quem armou os paises em causa nos ultimos 60 anos. ...
  • Jose Seco
    25 jan, 2016 Lisboa 17:16
    Portugal é um alvo fácil! Não sei se as pessoas já perceberam que Portugal faz parte da lista cada vez mais! Enquanto os governantes portugueses andam naturalmente entretidos sobre como se servirem a si próprios, o estado islâmico poderá fazer das suas!
  • ChimpanZé Povinho
    25 jan, 2016 Portugal 17:11
    Enquanto não haver soluções que passam pelo diálogo eles vão continuar a vir, podem bombardear durante o seculo XXI todo que eles vão continuar a vir de todo o lado nem que seja até os proprios filhos dos ocidentais. Adiar a inevitável reforma deste sistema actual que cria estes fenómenos só fará cada vez mais vitimas e quanto mais tarde mais a loucura ganha terreno na humanidade até que ninguem tem moral nem inteligencia suficiente para não fazer guerra, quem tem filhos é melhor que comece a ficar bastante preocupado(a) e a procurar soluções reais, a guerra não é uma delas.
  • MaGim
    25 jan, 2016 Lisboa 16:57
    .....e com esta invasão descontrolada , mais fácil se torna para eles. Isto foi tudo planeado ! Abre os olhos Europa !
  • Rui P
    25 jan, 2016 Gaia 15:43
    Só querem malas
  • António Costa
    25 jan, 2016 Cacém 15:25
    E lá continua a propaganda Anti-Ocidental ...."Grupo extremista"... Grupo? Desde quando um Estado com a área da França e abastecido "pela porta do cavalo" pelas "potências do eixo", Anti-Irão, EUA/Turquia/Arábia Saudita é um "grupo"? Estão a gozar com quem? Recentemente, a Turquia gabou-se de sozinha ter "aniquilado" milhares de combatentes curdos, opositores do EI. Palavras para quê?
  • Luis
    25 jan, 2016 Lisboa 15:24
    Querem o itenerário para chegarem à Assembleia da República?

Destaques V+