Tempo
|
A+ / A-

Não há portugueses entre as vítimas de Jacarta

14 jan, 2016 - 09:59

Autoridades estão a aconselhar os cidadãos nacionais que estejam agora na Indonésia a evitar o centro da capital. Vaga de explosões matou sete pessoas e deixou 19 feridas.

A+ / A-

Não há, para já, notícia de portugueses entre as vítimas dos atentados que esta quinta-feira de manhã assolaram o centro de Jacarta.

“A informação que dispomos dos serviços diplomáticos é de que não há portugueses entre as vítimas destes ataques. Sabemos que [foram levados a cabo] muito próximo de várias embaixadas – em concreto, a cerca de dois quilómetros da embaixada portuguesa – mas, de acordo com os dados que temos, não há portugueses entre as vítimas”, afirma à Renascença o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Uma série de explosões e tiros assolou, esta quinta-feira de manhã, o centro da capital indonésia. O número de vítimas não está ainda fechado, mas, de acordo com as últimas informações oficiais, terão morrido dois civis, ambos estrangeiros: um de nacionalidade holandesa e outro de nacionalidade canadiana.

Foram ainda abatidos cinco atacantes: três numa troca de tiros com a polícia, junto a uma loja Starbucks, e dois bombistas suicidas, que se fizeram explodir junto a uma esquadra próxima do centro comercial Sarinah.

A caça ao homem começou de imediato e deu origem a quatro detenções.

As autoridades portuguesas aconselham os cidadãos portugueses que estejam na Indonésia nesta altura a evitar o centro da capital, Jacarta, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros admite mesmo encerrar “um pouco mais cedo” os serviços da embaixada.

“Ao mesmo tempo, desenvolver todos os esforços para proteger os funcionários”, acrescenta José Luís Carneiro.

Vaga de explosões em Jacarta faz pelo menos seis mortos
Vaga de explosões em Jacarta faz pelo menos seis mortos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+