Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista a Álvaro de Vasconcelos

Só com bombas, o terrorismo "não terá solução"

07 jan, 2016 - 08:59 • André Rodrigues

Especialista em segurança critica a resposta francesa aos atentados do princípio e do final de 2015. E alerta: enquanto o combate ao Estado Islâmico se limitar a bombardeamentos na Síria e no Iraque, “o problema não terá solução à vista”.

A+ / A-

Entre os ataques que se concretizaram e os que as autoridades conseguiram travar a tempo, Álvaro de Vasconcelos, antigo director do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia, concorda que “a França viveu um ano de 2015 particularmente atípico em matéria de segurança interna”.

Há precisamente um ano, 12 pessoas morreram e cinco ficaram feridas no massacre no jornal satírico “Charlie Hebdo”. A 13 de Novembro, uma série de atentados em Paris matou 130 pessoas.

Em declarações à Renascença a partir de Paris, onde trabalha agora como investigador do Arab Reform Initiative – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento do Mundo Árabe – Vasconcelos sublinha as diferenças entre o ataque ao Charlie Hebdo, “um crime hediondo, mas um crime”, e os atentados em série que varreram a capital francesa a 13 de Novembro e que são “claramente um acto de terrorismo que afectou uma parte muito significativa da população francesa, pelo efeito multiplicador do próprio acto”.

Mas as autoridades francesas não terão reagido da maneira mais apropriada aos acontecimentos, considera o especialista. E lembra que “o papel dos governos é não contribuir para um clima de terror”.

Dois minutos para recordar o ataque ao Charlie Hebdo
Dois minutos para recordar o ataque ao "Charlie Hebdo"

Comparando a estratégia seguida pela França com a que foi adoptada pela administração Bush após os atentados de 11 de Setembro de 2001, o antigo director do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia lamenta que “o Presidente Hollande tenha assumido o discurso que os europeus tanto criticaram na altura”.

Para o chefe do Estado francês, o país está em guerra contra os terroristas e há até alguns dirigentes dentro do Partido Socialista francês que defendem a privação da nacionalidade aos condenados por crimes de terrorismo.

Álvaro de Vasconcelos alerta que “tudo isso contribui para um clima de terror e para que os franceses olhem com cada vez maior desconfiança para o seu vizinho muçulmano”.

Enquanto isso, as raízes do terrorismo que vai invadindo a Europa estão ainda longe de serem eliminadas.

“As relações entre o Irão e Arábia Saudita atingiram um ponto de conflitualidade extrema que se traduz nos conflitos na Síria, no Iraque, no Iémen". Portanto, diz Álvaro de Vasconcelos, "ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de prevenir atentados terroristas, a Europa não está a contribuir para a resolução da fonte destes problemas que são as guerras no Médio Oriente. Preveni-las, hoje, já não é possível. Mas é possível travá-las”.

Para isso, “é necessária uma acção diplomática concertada”. Porque, enquanto o combate ao Estado Islâmico se limitar ao bombardeamento de alvos na Síria e no Iraque, “o problema não terá solução à vista”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    07 jan, 2016 Cacém 15:58
    O terrorismo é uma arma de guerra. Sempre foi usado por quem não tem poder militar convencional, para vencer a guerra "convencional". A Arábia Saudita não têm poder militar suficiente para impor o Islão ao Ocidente, por isso vale-se do terrorismo. A Inglaterra com Francis Drake utilizou a "pirataria" para acabar com o poder marítimo de Espanha. A pirataria era apenas uma forma de "terrorismo". A "destruição" da ilha da Madeira por "corsários" franceses nessas épocas, é outro exemplo. Evidentemente, diferentes culturas utilizam o terror de maneira diferente. Mas o objetivo é sempre o mesmo: Usar o Terror para que o inimigo "desista". No nosso caso, que abandonemos a Base Cristã das sociedades democráticas ocidentais e que nos torne-mos "papagaios" de regras. Em vez de criar-mos regras que tem como objetivo, o de melhorar a vida em sociedade, aceitar-mos regras IMPOSTAS pelo TERROR que apenas servem para ALGUNS, POUCOS se perpetuarem no Poder!
  • 07 jan, 2016 Lisboa 10:55
    PRIMEIRO IMPORTAM TODO O LIXO E NACIONALIZAM-NO, DEPOIS FAZEM ESTAS FANTOCHADAS A HOMENAGEAR AS VITIMAS DESSE LIXO QUE A POLITICADA CONSENTE QUE INVADAM A EUROPA.

Destaques V+