Tempo
|
A+ / A-

​Luaty Beirão deixou a prisão contente por estar com a filha

18 dez, 2015 - 18:31

Activistas angolanos acusados de preparar um golpe de Estado passaram esta sexta-feira para prisão domiciliária.

A+ / A-

O activista luso-angolano Luaty Beirão, detido desde Junho em Luanda, e que esta sexta-feira passou ao regime de prisão domiciliária, considera a nova medida de coacção "um grande ganho" por poder ver a filha depois de seis meses.

O 'rapper' integra um grupo de 17 arguidos acusados de actos preparatórios de rebelião e de atentado contra o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Em declarações à agência Lusa, Luaty Beirão referiu que é sempre melhor poder estar ao pé da família, sobretudo poder estar com a filha que não vê há seis meses.

O juiz Januário Domingos ordenou esta sexta-feira a emissão de mandados de condução dos réus, devendo ainda hoje os 15 activistas detidos - duas respondem em liberdade provisória - seguir para as residências declaradas em tribunal para a aplicação do regime de prisão domiciliária.

Do tribunal, os réus seguiram para o hospital-padeia de São Paulo, onde os familiares aguardavam para seguirem para as respectivas residências, em ambiente festivo.

Para Mónica Almeida, mulher de Luaty Beirão, não é uma medida "má de todo", mas terá de ser reajustada pelas condições do país e de cada um dos reclusos, especificamente.

"Fico parcialmente satisfeita só de saber que numa época festiva ele estará perto de nós, mas não deixa de ser preocupante, porque ele ainda continuará preso, dentro de casa e com as limitações que implicam a nova medida de coacção", disse à Lusa Mónica Almeida.

A alteração da medida de coacção dos 15 activistas deve-se à entrada em vigor da nova Lei das Medidas Cautelares em Processo Penal.

Em declarações à imprensa, o porta-voz dos Serviços Prisionais, Menezes Cassoma, garantiu que estão criadas condições para a execução da nova medida de coacção, que será assegurada no caso por mais de 150 efectivos dos serviços prisionais e da polícia.

Menezes Cassoma frisou que reabilitadores e psicólogos integram o grupo dos serviços prisionais, em colaboração com a polícia, para o acompanhamento dos réus.

"Esta custódia será feita 24/24 [horas], ao redor da residência, sendo a entrada ao domicílio feita apenas com autorização do tribunal ou do proprietário do domicílio, o que não impede o reeducador de duas em duas horas entrar em contacto com o recluso no intuito de saber como é que ele está", frisou.

O responsável disse que não serão ainda usadas pulseiras electrónicas, mas está tudo acautelado para que mal haja sejam usadas.

Questionado se os réus podem receber visitas, Menezes Cassoma referiu que apenas os proibidos pelo tribunal não podem manter contacto com os mesmos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+