Tempo
|
A+ / A-

Atentado no Iémen com assinatura Daesh

06 dez, 2015 - 09:24

O ataque matou o governador da província iemnita de Aden.

A+ / A-

O Iémen foi, este domingo de manhã, palco de um atentado já reivindicado pelo Estado Islâmico.

Indivíduos desconhecidos atiraram uma granada contra a viatura em que seguia o governador da província de Aden, Jaafar Mohammed Saad. O governador e cinco dos seus guarda-costas morreram. Várias outras pessoas ficaram feridas.

O ataque ocorreu no distrito de Tawahi, que nos últimos meses se tornou um bastião de grupos armados, incluindo os ligados à Al-Qaeda.

Jaafar Mohammed Saad tinha sido nomeado governador há pouco tempo e era tido como próximo do Presidente Abd Rabbu Mansour Hadi, que regressou a Aden em Novembro, depois de vários meses no exílio, em Riade (Arábia Saudita).

As forças pró-Hadi, apoiadas pela coligação liderada pela Arábia Saudita, combatem desde Março os rebeldes Houthi, apoiados pelo Irão. Isto, depois de os Houthis terem tomado a capital do país, Sana, e avançado para sul, obrigando o governo de Hadi a recuar e o Presidente a pedir exílio.

O atentado deste domingo e a consequente morte de Saad ocorre um dia depois de o enviado das Nações Unidas ao Iémen se ter reunido com Hadi em Aden, com vista a lançar novas conversações de paz entre as duas partes.

No sábado, na mesma província, homens armados e mascarados levaram acabo ataques a vários veículos, tendo matado uma alta patente militar, um membro dos serviços secretos e o juíz Mohsen Alwan, conhecido por ter condenado alguns guerrilheiros da Al-Qaeda.

No ataque a Alwan, morreram ainda três pessoas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+