Tempo
|
A+ / A-

Ameaça terrorista. Bruxelas mantém-se em "alerta máximo"

22 nov, 2015 - 17:39 • Carlos Calaveiras

Gabinete de crise, com Governo e forças de segurança, reuniu-se este domingo.

A+ / A-

O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, confirma que a zona de Bruxelas vai manter-se em alerta máximo (grau 4) devido a "risco sério e iminente" de atentado. O resto do país vai continuar em grau 3. Esta foi a decisão saída da reunião do gabinete de crise, que reuniu primeiro-ministro, alguns ministros e forças de segurança.

"Tememos um ataque semelhante ao de Paris", alertou Michel, ao mesmo tempo que garantiu que "tudo está a ser feito para que possamos retomar uma vida normal".

O chefe de Governo reafirmou que escolas e metro vão manter-se fechadas na região de Bruxelas, pelo menos, na segunda-feira e que a população deve manter-se afastada de centros comerciais, transportes públicos, concertos e outros locais de grande aglomeração.

A presença do exército e da polícia nas ruas vai ser intensificada, acrescentou o primeiro-ministro. O gabinete de crise voltará a reunir-se, novamente, na segunda-feira à tarde para reavaliar a situação.

A situação de emergência na Bélgica surge poucos dias depois dos múltiplos atentados de Paris que fizeram, pelo menos, 130 mortos e mais de 350 feridos. Muitos dos terroristas, ligados ao autoproclamado Estado Islâmico, saíram ou têm ligações à Bélgica.

As autoridades escusam-se a dar mais indicações sobre o teor das investigações em curso, designadamente quantos presumíveis terroristas estão a ser procurados em Bruxelas, além daquele que é actualmente apontado como o "inimigo público número 1", Salah Abdeslam, que terá regressado a Bruxelas após participar nos ataques de Paris.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+