Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

Faixa negra cobre o Bataclan. “A liberdade é um monumento indestrutível"

17 nov, 2015 - 09:26 • Ricardo Conceição, em Paris

No quarto dia depois dos atentados que fizeram 129 mortes e centenas de feridos, a capital francesa acordou cinzenta e a ameaçar chuva, mas as crianças vão à escola e já há fruta no mercado da Boulevard Richard-Lenoir.

A+ / A-
Renascença em Paris. Faixa negra sobre o Bataclan
Renascença em Paris. Faixa negra sobre o Bataclan

“A liberdade é um monumento indestrutível”, lê-se na faixa negra com letras brancas pendurada na fachada do Bataclan, em Paris.

Não há muitas pessoas. Ficaram centenas de velas, flores, muitas mensagens e as fotografias de alguns dos aqui morreram, que mostram pessoas na casa dos 20 anos a sorrir.

Quem aqui passa guarda silêncio, um silêncio que é quebrado pelo trânsito e pelos jornalistas de todo o mundo que continuam em Paris. O parque infantil à frente do Bataclan continua fechado.

A capital francesa acordou cinzenta a ameaçar chuva, mas tenta retomar o ritmo normal. As crianças vão a caminho da escola, algumas sozinhas, mas a maioria acompanhada pelos pais.

Reabriu o mercado na Boulevard Richard-Lenoir. O espaço, que até aqui estava a ser usado pelos carros de satélite das televisões, regressou à utilização original: um pequeno mercado de rua com legumes, carne, peixe, marisco e fruta.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+