Tempo
|
A+ / A-

Atentados de Paris. Guerra não é solução e “temos de nos manter unidos”

17 nov, 2015 - 15:00

Posição é defendida pelo vice-chanceler alemão Sigmar Gabriel, depois de o Presidente francês ter declarado guerra.

A+ / A-

Falar de guerra contra o autodenominado Estado Islâmico apenas ajuda o grupo, que esteve por trás dos atentados da última sexta-feira em Paris, a ser bem sucedido, defende o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, em oposição ao que tem afirmado o Presidente francês.

François Hollande declarou aos deputados franceses na segunda-feira que “a França está em guerra”. Mas Sigmar Gabriel, um social-democrata cujo partido (SPD) é aliado dos socialistas franceses, considera que falar em guerra só vai pôr achas na fogueira.

“Vemos que o Estado Islâmico está a levar a cabo uma guerra contra o mundo livre”, afirmou esta terça-feira. Mas falar em guerra contra este grupo é o primeiro passo para os ajudar a ter sucesso, defende.

O vice-chanceler rejeita também os comentários do ministro das Finanças da Bavária, Markus Soeder, segundo o qual os ataques de Paris mudaram tudo.

“Os atentados não mudaram tudo, é justamente o contrário: agora temos de nos manter unidos e mostrar que se mantêm os valores da paz, da democracia e do direito à vida de todos os seres humanos e que continuaremos a lutar pela liberdade”.

Apostar numa melhor cooperação entre os vários países é também a resposta do antigo comissário europeu António Vitorino. No programa “Fora da Caixa” especial sobre os atentados, Vitorino afirma que a troca de informações entre os Estados “ tem de ser mais aberta”.

Ataques contra alvos estratégicos

No terreno, prossegue o ataque contra o que França e aliados chamam de “alvos estratégicos” dos jihadistas.

Esta terça-feira, o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, defendeu que o aumento da coordenação dos ataques aéreos com a Rússia vai implicar mais progressos no processo político em curso com vista ao fim da guerra na Síria.

“É possível que progressos mais rápidos no campo político possam melhorar o nível de troca de informações”, defendeu depois de uma reunião com o Presidente Hollande e o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, em Paris.

O Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, a autoria dos atentados de sexta-feira em Paris, nos quais morreram, pelo menos, 129 pessoas, entre os quais dois portugueses. Há ainda mais de 400 feridos.

Os ataques foram perpetrados por, pelo menos, sete terroristas em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espectáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as selecções de França e da Alemanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • V. Nogueira
    18 nov, 2015 USA 00:03
    Os USA andam em Guerra desde 9.11. 2001com eles e o sr Sigmar Gabriel pouco ligou ou nada( e houve mais que pouco se importaram). Agora como viram tambem a casa a arder, ha ate quem seja de opiniao que devia de haver uma intervencao terrestre.
  • António Costa
    17 nov, 2015 Cacém 18:53
    "....só vai pôr achas na fogueira...." Sr. Sigmar Gabriel, não sei se reparou, mas andaram na rua a disparar indiscriminadamente contra as pessoas! O que é falta? É capaz de explicar porque é que "encostar à parede" os Patrocinadores do Estado Islâmico é um Problema? Sabe que estes Patrocinadores do EI também pagam "as contas" de muitos politicos corruptos?
  • rqtparta
    17 nov, 2015 rqtparta 16:10
    A guerra não é solução??? Então qual é a solução? Esperar que eles planeiem sempre que quiserem para matar o maior numero de inocentes? Que eles capturem gente inocente e estejam a divulgar em videos a cortar cabeças. no tempo do Nazismo se fosse para continuar a pensar como tu pensas hoje em dia o mundo já estava devastado. Com cada parvo...

Destaques V+