Tempo
|
A+ / A-

Suspenso processo de independência na Catalunha

11 nov, 2015 - 20:22

Decisão do Tribunal Constitucional espanhol, que vai analisar o assunto, pelo menos, durante os próximos cinco meses.

A+ / A-

O plenário do Tribunal Constitucional (TC) espanhol suspendeu o processo independentista na Catalunha, ao admitir - numa decisão por unanimidade - o recurso apresentado esta quarta-feira pelo Governo de madrid contra a resolução do parlamento catalão.

Esta resolução, uma iniciativa dos partidos Junts pel Si e CUP, foi aprovada na segunda-feira, com os votos favoráveis destes dois partidos e o voto contra de todos os outros.

Ao ter sido solicitado pelo Governo (foi entregue pela advogada-geral do Estado) - e ao abrigo do artigo 161.º da Constituição - a entrada do recurso no TC significa que a resolução catalã está suspensa cautelarmente por um período de, pelo menos ,cinco meses, enquanto o tribunal estuda o assunto.

No seu recurso, o governo de Mariano Rajoy sustenta que a resolução aprovada na Catalunha "viola de forma evidente" até oito artigos - 1.2, 2, 168, 1.3, 1.1, 9.1, 164 e 23 - da Constituição espanhola.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+