Tempo
|
A+ / A-

Luaty Beirão. A cronologia de uma greve de fome

27 out, 2015 - 13:51

Luaty Beirão esteve 36 dias em greve de fome contra o excesso da prisão preventiva e exigindo aguardar julgamento em liberdade.

A+ / A-

20 Junho 2015 – Treze activistas angolanos são detidos em Luanda, por, alegadamente, estarem a preparar uma rebelião em Angola e um atentado contra o Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Outros dois jovens são detidos dias depois.

16 Setembro – Jovens activistas são acusados formalmente, mas só são informados a 5 de Outubro

20 Setembro – Esgota-se o prazo previsto na lei angolana (90 dias) para que se conheça um despacho que justifique a necessidade da manutenção da prisão preventiva.

21 Setembro – Luaty Beirão e outros activistas iniciam greve de fome protestando contra o que dizem ser o excesso da prisão preventiva e exigindo aguardar julgamento em liberdade, como prevê a lei angolana. A maioria desistiu da greve de fome passadas três semanas, à excepção de Luaty Beirão.

8 Outubro – Em Luanda, realiza-se a primeira vigília de apoio aos presos políticos, juntando dezenas de pessoas. Sucedem-se outras vigílias a 9 e 11 de Outubro.

9 Outubro - Luaty Beirão é internado no hospital-prisão de São Paulo. Em Lisboa, realiza-se uma manifestação de solidariedade. Novas vigílias repetem-se a 14, 21 e 22 de Outubro em Lisboa e no Porto. Participam várias personalidades públicas e organizações, entre as quais a Amnistia Internacional.

Luaty Beirão. O filho do regime que incomoda Eduardo dos Santos
O filho do regime que incomoda Eduardo dos Santos

11 Outubro - Ministério dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, diz que acompanha "com muita atenção" a situação de Luaty Beirão

15 Outubro – Ao 25º dia sem comer nem beber, Luaty Beirão escreve carta em que prescinde de assistência médica caso o seu estado clínico se agrave. No mesmo dia é transferido do hospital-prisão para uma clínica privada, depois de ter tido uma dormência no rosto.

"Liberdade já". Portugueses solidários com os presos políticos em Angola
"Liberdade já". Portugueses solidários com os presos políticos em Angola

17 Outubro – Representantes de cinco embaixadas europeias em Luanda, incluindo Portugal, visitam o activista na clínica onde está internado.

18 Outubro - Luaty renuncia publicamente o apoio das autoridades portuguesas.

19 Outubro – Várias personalidades políticas e da cultura portuguesa escrevem carta ao ministro dos Negócios Estrangeiros português e ao embaixador português em Angola a exigir a intervenção das autoridades portuguesas para a libertação do activista Henrique Luaty Beirão. Carta é acompanhada por petição pública que é assinada por milhares de pessoas.

20 Outubro - Luaty Beirão pede para se juntar a restantes companheiros no Hospital Prisão São Paulo.

21 Outubro - Representantes da União Europeia reúnem-se com 14 dos activistas detidos

22 Outubro – Amnistia Internacional é recebida pelo ministro Rui Machete, para abordar a questão dos "presos de consciência angolanos e a situação de Direitos Humanos em Angola". No mesmo dia, o embaixador português em Luanda, João Câmara, visita o activista luso-angolano durante 20 minutos. Em Angola, o médico avisa o rapper que a sua vida “está a entrar no ponto de não retorno”. Os outros 14 activistas detidos pedem que Luaty termine a greve de fome.

23 Outubro – Bloco de Esquerda alerta para situação de Luaty Beirão no Parlamento. Os deputados bloquistas envergam t-shirts com as caras dos activistas detidos e pediram a sua libertação. 'Graffiter português Slap pinta retatro de Luaty Beirão no "muro das Amoreiras", em Lisboa

24 Outubro – "Prefiro-te marido, pai e amigo a ter-te como mártir." Mónica Almeida, mulher de Luaty Beirão, escreve-lhe uma carta a pedir que termine a greve, em nome da promessa que fez quando a filha nasceu. Na altura, Luaty prometeu que a filha seria a coisa mais importante da sua vida.

25 Outubro – Jornal de Angola afirma, em editorial, que visita do embaixador português em Luanda ao ativista detido abriu "um precedente grave"

27 Outubro – Luaty Beirão anuncia fim da greve de fome numa carta dirigida aos companheiros de prisão

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+