Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobrevivente do sismo recorda. “Tivemos muito medo. Lembrámo-nos do nosso Deus”

26 out, 2015 - 15:59

O último balanço do sismo no Afeganistão e Paquistão é de mais de 200 mortos, mas receia-se que o número seja maior.

A+ / A-
Forte sismo atinge Afeganistão, Paquistão e Índia. Pelo menos 100 mortos
Forte sismo atinge Afeganistão, Paquistão e Índia

O sismo que esta segunda-feira fez mais de duas centenas de mortos no Afeganistão e no Paquistão, num balanço ainda provisório, lançou o pânico entre as populações das regiões afectadas.

Num caso particularmente perturbador, 12 raparigas morreram esmagadas pelas suas colegas quando as alunas tentaram fugir de uma escola.

À medida que vão surgindo relatos de sobreviventes, forma-se uma imagem de muito medo causado por um tremor de terra que durou cerca de um minuto e atingiu o 7.5 na escala de Richter.

Um jornalista paquistanês, contactado pela Reuters, estava no seu carro quando a terra começou a tremer. “Quando parei, o próprio do carro estava a abanar como se alguém o estivesse a empurrar para a frente e para trás”, recorda.

“Estávamos com muito medo. Vimos pessoas a sair dos edifícios e lembrámo-nos do nosso Deus”, diz ainda Zubair Khan, que reside perto da capital Islamabad.

Outro jornalista explicou também à Reuters que o poder do abalo o lançou de um lado da estrada para o outro. “Nunca senti nada assim. Há muita destruição aqui, e a minha casa ruiu, mas felizmente eu e os meus filhos escapámos”, disse Gul Hammad Farooqi, de 47 anos.

O tremor de terra já causou mais de 200 mortos, mas tudo indica que o número aumente consideravelmente, uma vez que há muitos locais que continuam inacessíveis. Há cerca de 10 anos um tremor de terra de grau semelhante fez 75 mil mortos no Paquistão.

[notícia actualizada às 20h07]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+