Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha. Facebook vai apagar mensagens racistas contra refugiados

15 set, 2015 - 12:54

Ministro alemão da Justiça pediu à rede social para não se “converter num pátio de escola para a extrema-direita".

A+ / A-

As mensagens racistas contra a chegada de milhares de refugiados vão ser apagadas do Facebook na Alemanha. A medida foi anunciada pela filial alemã da rede social, entre outras, para lutar contra este tipo de mensagens.

O ministro alemão da Justiça explicou que o objectivo é lutar contra as mensagens de ódio. "A nossa intenção é melhorar a gestão das reclamações" sublinhou Heiko Maas, pedindo pediu ao Facebook que "faça mais para que a rede social não se converta num pátio de escola para a extrema-direita".

A empresa norte-americana informou que apagaria "discursos de ódio contra determinados grupos e também convites à violência", mas, segundo Berlim, o Facebook não reage rapidamente e muitas publicações acabam por passar despercebidas.

Num vídeo publicado na passada sexta-feira, Katrin Göring-Eckardt, figura do Partido Verde, leu comentários ofensivos, ordens para deixar o país e ameaças enviadas nas redes sociais. "Façam com que estas mensagens desapareçam", apelou ao Facebook.

O grupo concordou em participar numa rede de controlo de conteúdos na Internet, a FSM, que incentiva os utilizadores a denunciar conteúdos impróprios e conta com especialistas de língua alemã que filtram os comentários ofensivos.

A chegada à Alemanha de dezenas de milhares de refugiados foi acompanhada por grandes manifestações de solidariedade da população, mas simultaneamente por mensagens de ódio na Internet e ataques a centros de acolhimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+