Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jeremy Corbyn é o novo líder dos trabalhistas britânicos

12 set, 2015 - 14:15

Foi eleito à primeira volta. Trata-se de uma vitória mais destacada do que aquela que permitiu a liderança de Tony Blair, em 1994.

A+ / A-

O socialista Jeremy Corbyn foi eleito o novo líder dos trabalhistas britânicos, obtendo 59,5% dos votos e ofuscando os outros três candidatos que pretendiam puxar o partido mais para o centro e reconquistar o eleitorado.

Trata-se de uma vitória mais destacada do que aquela que permitiu a liderança de Tony Blair, em 1994.

No discurso de vitória, agradeceu o "enorme exercício democrático ", que envolveu mais de meio milhão de pessoas, simpatizantes trabalhistas, sinal, para o novo líder, de que o partido está determinado na busca de uma sociedade melhor.

O novo líder político foi a grande revelação na campanha eleitoral com uma mensagem contra a austeridade e a favor da renacionalização de certos serviços públicos, como ferroviário e a energia, indicando que o partido deve agora virar politicamente à esquerda.

Com 66 anos, Jeremy Corby ganhou 251.417 votos (59,5%), seguido de longe pelo mais centrista Andy Burnham, que ficou em segundo lugar com 80.462 dos votos (19%).

Yvette Cooper, a outra candidata do centro, ocupou a terceira posição com 17% de votos, enquanto Liz Kendall, representante da ala direita, ficou em último com 4,5% dos votos.

Além do líder, Tom Watson foi eleito o novo vice-líder dos trabalhistas, um novo cargo criado nestas eleições internas.

O Partido Trabalhista está imerso numa grave crise política depois da liderança Miliband ter sido claramente derrotada pelos conservadores de David Cameron nas últimas eleições legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+