Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise dos refugiados. Merkel exige solidariedade de países europeus

07 set, 2015 - 12:41

Alemanha vai acolher este ano cerca de 800 mil refugiados e a França 24 mil.

A+ / A-
A chanceler alemã exige solidariedade dos países europeus para fazer face à crise dos refugiados depois de, durante o fim-de-semana, se terem registado mais de 15 mil pedidos de asilo só na Alemanha.

"Só com a solidariedade europeia podemos superar este número", afirmou Angela Merkel, ao apresentar esta segunda-feira uma série de medidas para assegurar o acolhimento de todos os refugiados que estão a chegar à Alemanha.

De acordo com a governante, a Alemanha é um país aberto "ao acolhimento de pessoas que precisam de ajuda, mas outros países europeus também podem acolhê-los e têm de garantir que o fazem respeitando os direitos humanos".

"Os perseguidos políticos devem encontrar apoio em todos os países europeus e não só na Alemanha", afirmou, lembrando que o acordo de Dublin permanece em vigor.

Merkel aproveitou a sua comparência perante a comunicação social para expressar o seu agradecimento às autoridades dos estados federais, dos municípios e aos milhares de voluntários que cooperaram para facilitar a chegada dos refugiados durante o fim-de-semana.

"A população em geral mostrou uma imagem do nosso país que nos permite sentir um pouco de orgulho", afirmou Merkel.

O vice-chanceler e ministro da Economia, Sigmar Gabriel, que surgiu ao lado de Merkel, disse que a Alemanha irá acolher este ano cerca de 800 mil refugiados e está disposto a enfrentar e superar esse número a longo prazo, mas é necessário o apoio de outros países europeus.

Os partidos do Governo acordaram na reunião que terminou esta madrugada uma série de medidas que deverão passar no parlamento antes de final de Outubro. Entre essas medidas destinam-se 3.000 milhões de euros adicionais ao orçamento federal de 2016 para a ajuda aos refugiados. Esses fundos deverão ser repartidos entre os estados federais e os municípios.

França recebe 24 mil pessoas
A França vai acolher 24 mil refugiados no âmbito do plano de quotas da União Europeia, que vai distribuir 120 mil pessoas pelos 28 Estados-membros.

O anúncio feito pelo Presidente da República, numa conferência de imprensa. François Hollande disse que está em contacto permanente com a sua homologa alemã. "Sugeri com a chanceler Merkel um mecanismo, obrigatório e permanente de acolhimento de refugiados. Para distribuir os esforços entre todos os países europeus. A França está disposta a cumprir a sua parte. A Comissão Europeia vai propor a distribuição de 120 mil refugiados nos próximos dois anos, o que representa para a França o acolhimento de 24 mil pessoas. Vamos fazê-lo porque nos comprometemos a cumprir essa meta e esperamos que seja adoptada por todos os europeus."

O governante gaulês anunciou ainda que quer realizar em França uma conferência internacional sobre a crise dos refugiados.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+